Jan 15 – Etapa 10: Cordoba – La Rioja – distância total 636 km: 279 km ligação; 357 km especial

Cyril Despres como previsto atacou forte e ganhou o tempo suficiente a Ruben Faria para assumir a liderança.

Paulo Gonçalves – A fundo, fez 3.º na etapa,  subiu 2 lugares na geral, isto apesar de ter parado para ajudar o seu colega de equipa Alessandro Botturi, após uma queda.  “Hoje o dia correu muito bem, entrei na “especial” ao ataque, mas tive dificuldade em ultrapassar alguns dos pilotos que arrancaram à minha frente, porque havia imenso pó e estou bastante satisfeito com o resultado,”

Ruben Faria – “Fui num ritmo muito calmo, sem arriscar nada para garantir que perdia o tempo suficiente para o Cyril passar para a frente, mas sempre a controlar os adversários, pois em princípio a equipa KTM/ Red Bull vai dar luz verde para que eu, além de ter de cumprir o meu papel de “aguadeiro” a 100%, possa lutar por um lugar no pódio. Vamos ver as ordens nos próximos dias,” mas  acrescenta “estou tranquilo e muito forte fisicamente.” 

Helder _10 etapaHélder Rodrigues –  Na etapa foi o 9.º mais rápido,  mas a pensar já nas dunas que se aproximam  ocupa agora o 6.º lugar na tabela geral. Foi uma etapa variada com alguns trilhos sinuosos nas montanhas seguidos de algumas pistas rápidas com vários perigos que não foram assinaladas no road book. e quase cinco horas seguidas em cima da moto numa “especial” longa e com algumas características de enduro na fase inicial,” continuou “em resumo  uma boa etapa e um resultado que me permite partir amanhã para as dunas de Fiambalá num boa posição…      9 não é mau para amanhã, pois será um palco de areia e mais técnica “.

veja video HRC-DAKAR resumo da 1ªmetade da prova : http://www.youtube.com/watch?v=JEETZtrt-Ks&feature=youtu.be

Video da etapa HRC-Dakar : http://www.youtube.com/watch?v=JEETZtrt-Ks&feature=youtu.be

Pedro Bianchi Prata continua a obter resultados muito interessantes nas “especiais”, tirando partido de bons posicionamentos na largada – hoje um aspecto preponderante para minimizar os problemas com o pó. Assim, Bianchi registou o 26.º tempo, e na “geral” subiu para 72.º.

Mário Patrão partiu no meio do pelotão, e como tal teve no pó uma contrariedade suplementar. “Esta era uma boa etapa para mim, mas logo nos quilómetros iniciais tive um pequeno ‘deslize’ que me fez perder cerca de 10 minutos. No retomar da corrida acabei por voltar a ter já muitos pilotos na minha frente e muito pó ao longo de tantos quilómetros, que me obrigaram a seguir com concentração máxima até ao fim da especial”, esclareceu Patrão, 36.º na jornada e agora 40.º na classificação geral.

Classificação Geral: 1.º Cyril Despres (KTM) 30h47m04s; 2.º Ruben Faria (KTM) 1.37; 3.º Francisco Lopez (KTM) a 13.41; … 6.º Hélder Rodrigues (Honda) a 34.19; … 17.º Paulo Gonçalves (Husqvarna) a 1h29.57; … 40.º Mário Patrão (Suzuki) a 4h40.45; … 72.º Pedro Bianchi Prata (Husqvarna) a 8h19.59; etc.

MA1

Desporto motorizado de duas rodas **Por Mário Andrade**16/01/2013** mandrade@ipressglobal.com

 

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Anti Spam * * Tempo esgotado. Por favor recarregue o CAPCHA.