Na apresentação à imprensa esta semana no circuito do Estoril, estiveram disponíveis o modelo mais básico a R  e a versão Factory Ver video da apresentação no Estoril: 2013 Aprilia RSV4 Factory APRC ABS Estoril Onboard.Aprilia 2013 _2

Aprilia 2013 _2Como o título sugere, a duas vezes galardoada mota do Ano (2009 e 2012) e campeã do Mundial de Superbike de 2010 e  2012,  recebeu ABS para 2013, mas há mais actualizações  na busca da perfeição impossível na  RSV4.  Este ano foi  reduzido o atrito interno, melhorada a  caixa de ventilação e o delicioso motor a RSV V4 recebeu mais 4bhp. Não parece muito, mas podemos  sentir um extra de potência – engoliu a reta do Estoril do inicio ao fim sempre em  sexta.

O  multi-função ABS, com um peso de apenas 2 kg, é uma nova unidade da Bosch que além de ajudar na travagem, possui um  race-spec ABS  que controla o levantamento da roda traseira nas travagens mais fortes. Equipamento muito inteligente ….:)  Também possui novos travões monoblocos Brembo M340  esta versão de 2013.

O premiado Aprilia Performance Ride Control (APRC) recebeu mais algumas atualizações, incluindo controlo de tracção e anti-wheelie (cavalinho) e a centralina  (ECU) recebeu ajustes que permitem uma melhor gestão no motorV4,  da injeção de gasolina com o acelerador.

As melhorias de handling e estabilidade não foram prioridades, (já são excelentes) pelo que as mudanças no chassis foram de apenas 5mm. O motor é reduzido  de 5mm, assim como o braço oscilante para melhorar a travagem.  Os RSV4 adoram gasolina (infelizmente não está barata…)por isso o tanque de combustível tem mais 1,5 litros ficando agora com 18.5 litros. O tanque foi também  esculpido para oferecer uma melhor ergonomia durante as travagens.

O modelo Factory( na figura abaixo)  mantém as suspensões Öhlins e o chassi multi-ajustável,Aprilia 2013

enquanto o modelo R, tem uma suspensão Sachs de bom tacto, por este motivo mais barata que a exótica Factory.Aprilia 2013 _4

 

Desporto motorizado de duas rodas **Por Mário Andrade e António Vermelho **16/02/2013** mandrade@ipressglobal.com

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Anti Spam * * Tempo esgotado. Por favor recarregue o CAPCHA.