A cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro iniciou a atuação no Estado de São Paulo – no interior, no litoral e na capital – em quatro concertos, que terá lugar entre 29 e o próximo dia 02, no âmbito da programação do Ano de Portugal no Brasil.

O programa dos concertos tem por base os trabalhos de “Um Gosto de Sol”, disco lançado no ano passado pela cantora no Brasil, com previsão para chegar a Portugal em meados do próximo ano.

O disco é uma homenagem a Minas Gerais e ao Clube da Esquina, grupo brasileiro conhecido pelas letras poéticas, ao qual pertenceu Milton Nascimento.

“Tenho uma relação com Minas desde o meu primeiro disco no Brasil há 30 anos. E essa é uma homenagem muito pessoal e muito diferente ao Estado [de Minas] e aos seus cantores”, disse Eugénia Melo e Castro à Lusa, por telefone.

O disco foi feito no Estado de Minas, com a participação de artistas locais.

A cantora também apontou semelhanças entre Minas Gerais e a sua região portuguesa de origem, a Serra da Estrela, por causa das montanhas e da distância do mar. “Acho que a geografia condiciona o lugar onde as pessoas ficam”, afirmou.

Em relação à música, a criadora de “Terra de mel” e “Águas de todo o ano”, entende que mineiros e portugueses se encontram pela poesia. Em “Um Gosto de Sol”, há uma canção feita coma base num poema de Fernando Pessoa, “Vaga no Azul”, musicado por Milton Nascimento.

A cantora, que mora entre Portugal e Brasil, afirmou que a música contemporânea dos países não cruza o oceano, e que há desconhecimento mútuo sobre as suas culturas.

Eugénia de Melo e Castro afirmou também que o Ano de Portugal no Brasil e do Brasil e Portugal pode ajudar na troca de informações, mas espera que o intercâmbio vá além das comemorações.

“Gostaria que, além do dia 10 de junho, haja coisas concretas entre os dois países, que as apresentações possam continuar, porque a nossa relação vai além de um simples selo”, disse, referindo-se a uma imagem mais formal das comemorações.

AGÊNCIA LUSA
COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Anti Spam * * Tempo esgotado. Por favor recarregue o CAPCHA.