Cerca de duas dezenas de jovens recém-graduados do ensino superior oriundos de 12 países do mundo inteiro encontram-se actualmente a estagiar em Moçambique, no âmbito do programa de estágios profissionais da Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas (AIESEC).

Assim, estudantes da China, Alemanha, Japão, Dinamarca, Brasil, Portugal, Zimbabwe, África do Sul, Malawi, Reino Unido, Gana e Camarões estão em Moçambique para adquirir experiência internacional, uma actividade que visa complementar a formação académica.

Este programa visa providenciar às organizações não- governamentais (ONG) recursos humanos de qualidade para implementar os seus projectos, e, ao mesmo tempo, prover uma experiência única de crescimento pessoal aos jovens estrangeiros, com impacto positivo nas comunidades locais.

Segundo informações apuradas pela AIM, os jovens foram integrados como voluntários em diversas ONG, como são os casos da PSI, ASDECUMO, SOS, Nhamai, entre outras, que operam no país nas áreas sociais, entre as quais a educação de crianças, desenvolvimento de projectos de apoio à comunidade entre outras.

Anualmente, entre Junho e Setembro, a AIESEC em Moçambique tem recebido muitos jovens estudantes e recém-licenciados de outros países, que aproveitam as suas férias de Verão ou de fim das suas aulas adquirir uma experiência internacional de voluntariado.

De Moçambique também saem anualmente jovens estudantes e recém-graduados para vários países do mundo para fazer estágios profissionais em diversas instituições.

A AIESEC é a maior organização de estudantes universitários e recém-graduados do mundo, sendo representada em Moçambique desde 2010 em Moçambique.

Esta agremiação, que conta com 50 mil membros em 111 países, tem por objectivo estimular a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança dos seus membros com impacto positivo na sociedade.

A AIESEC actua em iniciativas de integração de estudantes universitários no meio corporativo, projectos envolvendo o sector não corporativo, consciencialização de jovens para temas sociais.

As suas actividades também incluem programas de intercâmbio profissional, tais como estágios de jovens estrangeiros em organizações moçambicanas e o envio de estudantes universitários nacionais para estágios internacionais.

REDAÇÃO

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Anti Spam * * Tempo esgotado. Por favor recarregue o CAPCHA.