foto: Andrew Silver / Wikimedia

Um novo mineral com propriedades incríveis foi descoberto por cientistas da Universidade de Oulu, na Finlândia.

Trata-se de um material com propriedades de um cristal, baptizado provisoriamente com o nome de KBNNO, e que é capaz de transformar, simultaneamente, luz solar, calor e energia cinética em electricidade.

O novo mineral faz parte da família perovskita, mineral supercondutor capaz de absorver a luz em quase todos os comprimentos de onda visíveis, o que permite captar com grande eficiência e menores custos a energia solar para produção de electricidade – sendo já considerado o futuro da tecnologia fotovoltaica.

A descoberta do KBNNO acende uma nova esperança no rol dos recursos renováveis, já que pode ser uma maneira alternativa de gerar energia eléctrica para carregar smartphones, tablets e notebooks.

De acordo com os autores do estudo, publicado na Applied Physics Letters, uma célula do material consegue gerar energia suficiente para as necessidades de uma casa.

A notícia fica ainda mais interessante devido a uma peculiaridade do material, que é capaz de converter três fontes de energia ao mesmo tempo em electricidade.

“Isso dará um grande impulso no desenvolvimento de áreas como a Internet das Coisas e as cidades inteligentes, onde todos os sensores e dispositivos passam a ser sustentáveis energeticamente”, diz Yang Bai, um dos autores do estudo, citado pela Phys.org.

A eficiência da energia eléctrica gerada pelo KBNNO é inferior, quando comparada com a de outros perovskitas, como as células solares usadas nos painéis fotovoltaicos. Mas, segundo a equipa de cientistas, é possível que com uma modificação na composição do material, o seu potencial de gerar mais energia seja aumentado.

Essa será agora a próxima fase da pesquisa, mas os cientistas estão optimistas em relação a uma data para lançar o novo metal para uso no mercado: 2018.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Anti Spam * * Tempo esgotado. Por favor recarregue o CAPCHA.