Opinião Global**Por Dominick George**

Fez-se eco a semana passada, em praticamente todos os meios de comunicação social, uma notícia veiculada pela Lusa, intitulada “Protestos podem descambar em violência na visita de Ângela Merkel (12 do corrente mês), avisa o “Observatório de Segurança”.

Com o nome completo de Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), esta entidade considera “bastante provável” que a contestação social aumente e possa “descambar em violência”. Vai mais longe e afirma que a visita a Portugal da chanceler é de alto risco e está a ser preparada, ao mais alto nível, pelas forças e serviços de segurança. Em declarações à referida agência noticiosa o porta-voz da OSCOT, Filipe Pathé Duarte, disse ser “bastante provável que a contestação nas ruas suba para outro patamar devido à forte carga simbólica da visita, já que se tenta chamar a atenção da chanceler”…

Mais informa que relatórios do SIS e do Sistema de Segurança Interna apontam para a possibilidade de violência associada às manifestações. Mas vai ainda, se possível, mais longe o Sr. Pathé Duarte, quando garante: “Atravessamos um momento difícil em que estão todas as condições reunidas para que isso possa acontecer, embora Portugal não tenha tradição idêntica à de Espanha, Grécia ou Itália”.

Depois deste excerto das declarações de tão grande perito em matéria de Segurança Nacional, cabe-me opinar. E em minha opinião o Sr. Dr. Miguel Macedo, que tão bom desempenho tem tido no Ministério da Administração Interna, deveria tomar medidas severas e por cobro a este tipo de desmandos. É que este senhor, pela necessidade que sente de protagonismo, vem como que dar luz verde a que haja montras partidas, contentores e automóveis a arder, nas ruas em Portugal. A própria Lusa deveria ser mais responsável na divulgação de notícias que põem em risco a segurança dos cidadãos! Anualmente, no período que antecede a época estival, é ver em grandes parangonas “Já chegamos a Maio e ainda não houve incêndios”… Claro que um ou dias depois eles chegam, já que os pirómanos saem de imediato do seu período de hibernação e começam a atuar!

Um verdadeiro Serviço de Segurança, prepara-se para o pior dos cenários, sem divulgar que suspeita que isso possa vir a acontecer! É absolutamente ridículo o que, neste setor da Segurança Interna, tem ocorrido nos últimos tempos em Portugal. Agora resta-me auscultar a Opinião dos prezados Leitores!

Até para a semana, se Deus quiser!

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Anti Spam * * Tempo esgotado. Por favor recarregue o CAPCHA.