A simples rotina de lavar as mãos é de importância fundamental no nosso cotidiano. Higienizar as mãos frequentemente e da maneira correta é uma das principais formas de evitar inúmeras doenças. São as mãos que nos ajudam em todas as tarefas, inclusive na preparação dos nossos alimentos. Mãos sujas são o paraíso das bactérias. Diarreia, hepatite, gripe e infecções intestinais são algumas das doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos.

A água é capaz de prevenir doenças que ainda hoje causam milhões de mortes em todo o mundo.

A higiene das mãos  é tão importante que a Organização Mundial da Saúde (*) – propôs que, todo ano, no dia 5 de maio, fosse realizada uma campanha mundial para divulgação da necessidade da higienização das mãos – uma forma económica de manter a saúde, acessível a todos.

É importante lavar as mãos antes e depois das refeições, após as idas à casa de banho, ao chegar da rua e depois do contato com objetos sujos como o dinheiro, por exemplo.

Como tocamos com as mãos, diariamente, em superfícies sujas, com inúmeros tipos de bactérias, estamos sujeitos a uma enorme quantidade de infecções. Tocar com as mãos sujas nos olhos, colocar as mãos na boca ou no nariz, pode facilmente provocar problemas de saúde.

(*) A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU), com sede é em Genebra, Suíça.

Guia para umas mãos bem lavadas:

  • Use água corrente e sabão.
  • Lave bem as palmas das mãos, a parte de cima entre os dedos, debaixo das unhas e pulsos.
  • Passe bem por água, até eliminar toda a espuma.
  • Seque bem com uma toalha limpa ou papel.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Anti Spam * * Tempo esgotado. Por favor recarregue o CAPCHA.