- Pub -

Jan 14 – Etapa 9: Tucuman – Cordoba – distância total 852 km: 259 km ligação; 593 km especial

Ver Ruben Faria na liderança do Dakar, a cinco dias do final da competição, eis um cenário em que poucos apostariam à partida, não pelo valor do piloto mas sim atendendo ao seu estatuto – servir de “aguadeiro” a Cyril Despres. Mas sem desvirtuar esse papel, Ruben tem rubricado um desempenho de grande nível, estando no sítio certo para também beneficiar dos azares sofridos pelos adversários. Assim, quando faltam cinco etapas – algumas previsivelmente complicadas – o algarvio está muito bem colocado para ambicionar um lugar no pódio.

O reatamento do Dakar aconteceu com uma etapa de grande dimensão, desde S. Miguel de Tucumán até Córdoba, incluindo um sector selectivo de 593 Km. Porém, a meio desse troço existia uma neutralização em asfalto com 127 Km, e por isso a luta contra o cronómetro travou-se efectivamente ao longo de 466 Km de “especial”. Nas motos retomaram a função 140 pilotos.

No dia de descanso foi creditada a Cyril Despres uma penalização de 15 minutos por troca de motor, e por isso Ruben Faria subiu então ao 2.º lugar. Hoje andou muito bem, foi 4.º numa etapa ganha por Despres, enquanto David Casteu teve contratempos, nomeadamente um traumatismo no ombro direito resultante de choque com uma vaca, mas também danos na moto. Desta forma, Faria ascendeu ao comando do Rali.

veja video resumo da etapa por Cyril Despress : http://www.youtube.com/watch?v=JEETZtrt-Ks&feature=youtu.be

Ruben Faria – “Foi um dia perfeito! O Cyril ganha a etapa e recupera grande parte do tempo perdido e eu passo a liderar o Dakar”, continuou   “estamos, para já, dentro dos objectivos. Vamos continuar a lutar forte para garantir alguma vantagem sobre os nossos adversários mais directos, pois estamos todos muito juntos e no Dakar tudo pode acontecer.”

Hélder Rodrigues também esteve em bom plano nesta nona etapa, conseguindo o 5.º melhor tempo do dia. Rodrigues considerou a etapa “muito técnica e muito exigente do ponto de vista físico. Estar bem preparado foi uma enorme ajuda e um grande trunfo.” A nível global, o lusitano é claro: “Continuo a pautar a minha corrida por um andamento rápido, evitando correr riscos. Nas actuais circunstâncias, a melhor forma de continuar a progredir na classificação.”

Paulo Gonçalves  – conseguiu um resultado no “top 10” da etapa – mais exactamente rubricou o 7.º tempo. Em consequência, o piloto de Esposende subiu alguns degraus na classificação geral, reentrando no clube dos vinte primeiros ao ocupar o 19.º posto.

Pedro Bianchi Prata –  aproveitou bem o facto de ser o quarto piloto a arrancar para obter outro resultado vistoso, desta vez o 16.º na etapa. Como é lógico face ao grande atraso registado na quinta tirada, à “geral” o portuense continua situado no meio do pelotão, mas a evoluir e na tabela provisória surge já no 79.º lugar . “Foi muito bom poder andar perto dos melhores do Dakar, fazer uma etapa sem pó e a poder fazer a minha própria navegação,” afirmou Bianchi, disposto “a continuar a lutar por mais bons resultados.”

Mário Patrão o dia não correu tão bem como vinha acontecendo, foi apenas 70.º na etapa, ele que arrancou fora sessenta primeiros. “Quando comecei a “especial” já havia muitos pilotos em pista e isso dificultou-me um pouco a obtenção de um melhor resultado”, disse Patrão. Mais ainda, o piloto de Seia desceu na “geral” para 41.º, porque fez a segunda troca de motor, a que corresponde uma penalização de 45 minutos.

Classificação Geral: 1.º Ruben Faria (KTM) 25h57m12s; 2.º Cyril Despres (KTM) a 5.23; 3.º Francisco Lopez (KTM) a 9.03; 4.º Ivan Jakes (KTM) a 16.56; 5.º Alessandro Botturi (Husqvarna) a 22.58; 6.º Olivier Pain (Yamaha) a 28.46; 7.º Hélder Rodrigues (Honda) a 31.23; 8.º Stefan Svitko (KTM) a 32.50; 9.º Jakub Przygonski (KTM) a 33.13; 10.º Jeremias Israel Esquerre (Honda) a 27.07; … 19.º Paulo Gonçalves (Husqvarna) a 1h33.51; … 41.º Mário Patrão (Suzuki) a 4h14.21; … 79.º Pedro Bianchi Prata (Husqvarna)7h59.23;etc.

MA1

Desporto motorizado de duas rodas **Por Mário Andrade**15/01/2013** mandrade@ipressglobal.com

 

- Pub -

Deixe o seu comentário