- Pub -
foto: Autódromo Internacional do Algarve (AIA)

Nas 6 Horas de Portimão, a 80ª prova do Mundial de Resistência (WEC) desde 2012, vão estar em pista 37 carros e 111 pilotos, numa panóplia que inclui campeões do mundo da disciplina, mas também da Fórmula 1 e da Fórmula E, jovens promessas e gentlemen drivers.

A lista de inscritos para as 6 Horas de Portimão (WEC) é um bouquet feito de enorme qualidade e muita variedade. Jacques Villeneuve, campeão do Mundo de Fórmula 1 (F1) em 1997 e vencedor das 500 milhas Indianápolis em 1995, é um dos grandes nomes, mas há mais 12 nomes que passaram pelos Grandes Prémios de F1, casos de António Giovinazzi e Pietro Fittipaldi, ainda pilotos de testes de equipas da disciplina, ou com vitórias e pódios nessa categoria como Robert Kubica, Kamui Kobayashi e Daniil Kvyat. A esses juntam-se Esteban Guerrieri, Andre Lotterer, Sebastien Buemi, Brendon Hartley, Paul di Resta, Jean-Eric Vérgne e Giedo Van der Garde.

Campeões do Mundo no WEC desde 2012 estão presentes 15. Da categoria LMP temos dez, a saber: Earl Bamber, Mike Conway, Buemi, Loic Duval, Romain Dumas, Lotterer, Kobayashi, Hartley, José Maria Lopez e Ryo Hirakawa. Acrescentam-se mais cinco do Mundial de GT: Kevin Estre, Michael Christensen, Alessandro Pier Guidi, James Calado e Nicki Thiim.

Com títulos na Taça do Mundo de LMP2 surgem António Félix da Costa, Julien Canal, Gustavo Menezes, Philip Hanson, Frijns, Ferdinand von Habsburg e Charles Milesi, sete nomes a que se juntam mais cinco que venceram a Taça do Mundo de LMGTE-Am desde 2012: David Heinemeier-Hansson, Paul Dalla Lana, Nicklas Nielsen, Alessio Rovera e Ben Keating,

Vencedores à geral nas 24 Horas de Le Mans são uma dezena, entre eles todos os seis pilotos da Toyota Gazzo Racing, aos quais se somam Lotterer, Bamber, Duval e Dumas.

Se falarmos de vencedores nas classes em Le Mans, onde António Félix da Costa está na lista, chegamos quase a uma vintena de nomes.

Há também 9 campeões do European Le Mans Series (ELMS) – Olivier Pla, Harry Tincknell, Van der Garde, Memo Rojas, Hanson, Deletraz, Kubica, Ye Yefei e Habsburg.

Do atual plantel do Mundial de Fórmula E, para além de António Félix da Costa, estão presente Vergne, Robin Frijns, Nico Muller, Buemi e Lotterer, sendo que o português e Buemi garantiram títulos na disciplina.

Não faltam muitos jovens leões que nos últimos anos venceram corridas nas fórmulas de promoção e que seguem agora uma carreira, muitas vezes paralela, nas provas de resistência, seja em protótipos ou nos GT. Exemplos do calibre de António Fuoco, Alex Lynn, Tom Dillmann, Juan Manuel Correa, Sean Galael, Oli Caldwell, Louis Deletraz, Yifei, David Beckmann, deixam uma vez mais bem claro a valia do plantel presente em Portimão.

Nos Gentlemen-Drivers merece destaque o alemão Christian Ried, o único piloto presente em todas as provas do WEC. Conseguiu 12 vitórias na categoria LMGTE-Am, onde foi vice-campeão por duas vezes, somando 24 pódios, o último dos quais com um 2º lugar nas 1000 Milhas de Sebring, na abertura da temporada 2023.

- Pub -

Deixe o seu comentário