- Pub -
foto: AIA

Foram de intensa actividade os últimos dois dias nos 4592 metros de perímetro no Autódromo Internacional do Algarve. Preparado ao pormenor para receber os 130 pilotos que preenchem as grelhas de partida das quatro classes presentes no campeonato o circuito algarvio voltou a ouvir os motores das motos na sua pista ao longo de uma dupla jornada onde todos puderam preparar ao detalhe um fim-de-semana que se antevê ser de intensa competição.

O líder do mundial JuniorGP o espanhol Ángel Piqueras foi o único a conseguir realizar uma volta aos traçado abaixo do minuto e 49 ao realizar na sessão da manhã – a mais rápida das duas realizadas – um registo de 1m48.845s, colocando assim o piloto da Honda na linha da frente para conseguir este Sábado a ‘pole’ para as duas corridas a realizar no Domingo. Igualmente espanhol mas aos comandos de uma Husqvarna Álvaro Carpe terminou o dia a 447 milésimas do rival e com uma curta vantagem de apenas 98 milésimas face ao italiano Luca Lunetta, jovem italiano aos comandos de uma KTM e que este ano já alinhou em etapas do mundial como ‘wild card’ A fechar o lote dos cinco primeiro colocaram o seu nome Xabier Zurutuza e Alessandro Morosi.

Já com experiência no campeonato e líder do europeu Moto2 o australiano Senna Agius foi o mais veloz no final das duas sessões de treinos reservadas aos pilotos da categoria das motos mais potentes em pista ao longo do fim-de-semana. Tal como no pelotão das Moto3 também a sessão da manhã se revelou mais rápida quando comparada com a da tarde, mas em qualquer uma delas o piloto com as cores da Liqui Moly Husqvarna se revelou como o mais veloz. O melhor registo assinado por Agius valeu 1m44.175s e no final do dia deixou Carlos Tatay na segunda posição depois deste não conseguir melhor que 1m44.392s. O italiano Marco Tapia foi o terceiro mais veloz com 1m44.788s, fechando o dia na frente de Niccolò Antonelli e Alberto Surra.

Igualmente rápidos – terminaram a pouco mais de dois segundos de Senna Agius – os dois mais rápidos no Europeu Superstock fecharam o dia a rodar no segundo 46. O mais rápido foi Daniel Muñoz ao conseguir um tempo de 1m46.349s, seguido de muito perto por Eric Fernández que fez na sua melhor volta 1m46.503s. Dino Iozzo fechou os treinos com 1m47.506, na frente de Adrián Rodriguez e Mario Mayor, o quinto num pelotão de 21 pilotos onde apenas uma moto não tem o ‘logo’ da Yamaha, a Kawasaki de Javier Del OlmoGonçalo Ribeiro é o único piloto português em prova e terminou o dia na 19ª posição com 1m52.281s, volta conseguida na primeira sessão.

Com meia centena de pilotos no ‘paddock’ a European Talent Cup é a classe mais concorrida das quatro que estão no Autódromo Internacional do Algarve. Dividos em dois grupos os jovens pilotos aos comandos das Honda com motor 150cc viram o espanhol Máximo Quilles ser o mais veloz no Grupo A ao conseguir na sua melhor volta 1m51.414s e no Grupo B foi o italiano Guido Pini o mais rápido com uma melhor volta em 1m51.686s. Apenas estes dois conseguiram efectuar voltas no segundo 51 e este Sábado são os candidatos a liderar a qualificação nos seus grupos apesar da concorrência não estar muito longe.
Ao longo do fim-de-semana a Bancada Principal do Autódromo Internacional do Algarve estará aberta ao público com acesso gratuito e o o acesso ao ‘paddock’ para ambos os dias – Sábado e Domingo – tem um custo único de 10 euros, sendo que no Domingo ás 10 horas da manhã todos aqueles que sejam possuidores de bilhete ‘paddock’ podem aceder ao Pit Walk e observar de perto as motos e os pilotos que alinham no FIM JuniorGP.

Os bilhetes para a prova estão á venda no site do Autódromo Internacional do Algarvewww.autodromodoalgarve.com

- Pub -

Deixe o seu comentário