O ABC cometeu a proeza de ser a primeira equipa a impor uma derrota no campeonato ao FC Porto em pleno Dragão Caixa por 30-25.
O FC Porto ainda não tinha perdido pontos esta época no campeonato e certamente não esperava perder os primeiros pontos em casa, todavia o ABC com ousadia e muita qualidade conseguiu ser um justo vencedor numa partida intensa, isolando-se na vice-liderança do campeonato.
Desde cedo se percebeu que ambas as equipas iriam disputar a vitória, com um início de jogo frenético e com as equipas a apostarem em rápidas transições atacantes. Com várias alternâncias no marcador ao longo do primeiro tempo, o FC Porto acabou por ser mais forte nos últimos cinco minutos e recolheu ao balneário a vencer por 17-15.
Dragões com uma segunda parte desinspirada
No segundo tempo, os pupilos de Carlos Resende, jogando “olhos nos olhos” com o adversário, foram mais fortes e com muita mestria deram a cambalhota no marcador, não mais perdendo a liderança até ao fim. O ABC teve a coragem de assumir o jogo após o minuto 39, conseguindo anular por completo a forte equipa azul-e-branca. Embora o FC Porto nunca tivesse desistido do jogo, a verdade é que a equipa esteve irreconhecível na etapa complementar nomeadamente nos processos ofensivos, prova disso foram os 8 (apenas) golos que a equipa marcou, não havendo memória de tão fraca eficácia. Mas houve mais mérito do ABC do que demérito do FC Porto neste capítulo, o bloco defensivo dos bracarenses foi exemplar eliminando todas as tentativas atacantes, quer fossem pela parte central, pelas pontas ou mesmo no jogo exterior, e quando a bola passava a muralha defensiva, esta esbarrava no guardião Humberto Gomes. Aproveitando o adiantamento do Dragão, o ABC saía rápido para o ataque e aumentava a contagem, chegando a estar a vencer por 6 golos de diferença há entrada dos últimos dez minutos.
Até ao final o FC Porto tentou recuperar mas o destino estava traçado, primeira derrota da época em Portugal, mantendo no entanto a liderança isolada no Campeonato.