Na apresentação à imprensa esta semana no circuito do Estoril, estiveram disponíveis o modelo mais básico a R e a versão Factory Ver video da apresentação no Estoril: 2013 Aprilia RSV4 Factory APRC ABS Estoril Onboard.
Como o título sugere, a duas vezes galardoada mota do Ano (2009 e 2012) e campeã do Mundial de Superbike de 2010 e 2012, recebeu ABS para 2013, mas há mais actualizações na busca da perfeição impossível na RSV4. Este ano foi reduzido o atrito interno, melhorada a caixa de ventilação e o delicioso motor a RSV V4 recebeu mais 4bhp. Não parece muito, mas podemos sentir um extra de potência – engoliu a reta do Estoril do inicio ao fim sempre em sexta.
O multi-função ABS, com um peso de apenas 2 kg, é uma nova unidade da Bosch que além de ajudar na travagem, possui um race-spec ABS que controla o levantamento da roda traseira nas travagens mais fortes. Equipamento muito inteligente ….:) Também possui novos travões monoblocos Brembo M340 esta versão de 2013.
O premiado Aprilia Performance Ride Control (APRC) recebeu mais algumas atualizações, incluindo controlo de tracção e anti-wheelie (cavalinho) e a centralina (ECU) recebeu ajustes que permitem uma melhor gestão no motorV4, da injeção de gasolina com o acelerador.
As melhorias de handling e estabilidade não foram prioridades, (já são excelentes) pelo que as mudanças no chassis foram de apenas 5mm. O motor é reduzido de 5mm, assim como o braço oscilante para melhorar a travagem. Os RSV4 adoram gasolina (infelizmente não está barata…)por isso o tanque de combustível tem mais 1,5 litros ficando agora com 18.5 litros. O tanque foi também esculpido para oferecer uma melhor ergonomia durante as travagens.
O modelo Factory( na figura abaixo) mantém as suspensões Öhlins e o chassi multi-ajustável,
enquanto o modelo R, tem uma suspensão Sachs de bom tacto, por este motivo mais barata que a exótica Factory.
Desporto motorizado de duas rodas **Por Mário Andrade e António Vermelho **16/02/2013** | mandrade@ipressglobal.com