No passado dia 3 de março, a Associação de Surdos do Porto (ASP), lançou a Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa, numa iniciativa inovadora que propõe deste modo, o fim da não comunicação entre comunidade ouvinte e comunidade surda.

A Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa, é um projeto que se demarca por ser inovador no nosso país e pouco comum a nível internacional. A sua realização resulta de uma parceria entre a ASP e a Escola Superior de Educação de Coimbra e parece ser uma aposta ganha.

A escola virtual traduz-se numa plataforma online que disponibiliza gratuitamente conteúdos sobre LGP e que está aberta a toda a comunidade. Esta surge de um problema encontrado pela ASP, que reconhece a existência de uma barreira na comunicação entre os que ouvem e os que não possuem essa capacidade. Esta formação online, surge na sequência de um curso presencial com largos anos de existência, para a ASP esta nova modalidade de ensino “ irá significar que um maior número de pessoas terá possibilidade de aprender LGP”, aumentando as possibilidades de crescimento da comunicação global. Os organizadores propõem-se, deste modo a contribuir para atenuar este tipo de limitação, tendo como objetivo “estreitar os caminhos de comunicação entre o mundo surdo e ouvinte na procura de uma sociedade mais justa e inclusiva“.

Para os interessados na realização desta formação basta aceder à plataforma e efetuar o seu registo, podendo deste modo aceder aos conteúdos disponíveis, que estão divididos em 6 módulos distintos: “Introdução à Língua Gestual Portuguesa”, “Dactilologia”, “Numerais”, “Saudações”, “Apresentação” e “Família“.  Nesta primeira fase, a dificuldade da formação será de nível básico, sendo posteriormente disponibilizados, de forma gradual, os níveis médios e avançados.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.