- Pub -
Foto: FIM Speedway

O pentacampeão mundial polaco Bartosz Zmarzlik admitiu: «Eu tinha muitas dúvidas antes das rondas em Manchester», ao responder a elas com uma vitória recorde no 29.º GP de Speedway, no sábado à noite.

O piloto de 30 anos subiu ao topo do pódio diante de 5.999 fãs no estádio National Speedway, com lotação esgotada, no ATPI FIM Speedway GP da Grã-Bretanha – Manchester R5, vencendo a final à frente do rival australiano pelo título mundial Brady Kurtz, em segundo lugar, do sueco Fredrik Lindgren, em terceiro, e do craque australiano Jack Holder, em quarto lugar.

O vencedor da R5 de Manchester, Zmarzlik (ao centro), com o segundo classificado, Brady Kurtz (à esquerda), e o terceiro classificado, Fredrik Lindgren (à direita). FOTO: Jarek Pabijan

O pentacampeão mundial polaco Bartosz Zmarzlik admitiu que «tinha muitas perguntas antes das rondas em Manchester», respondendo-lhes com a sua 29.ª vitória no Speedway GP, um recorde, na noite de sábado.

O piloto de 30 anos subiu ao topo do pódio diante de 5.999 fãs no National Speedway Stadium lotado no ATPI FIM Speedway GP da Grã-Bretanha – Manchester R5, vencendo a final à frente do rival australiano pelo título mundial Brady Kurtz, em segundo lugar, do sueco Fredrik Lindgren, em terceiro, e do craque australiano Jack Holder, em quarto lugar.

Assista no Youtube

Além de ampliar seu próprio recorde de vitórias no SGP, Zmarzlik alcançou outro marco em sua carreira ao chegar à sua 66ª final do Speedway GP, superando o número de 65 do seu mentor e campeão mundial de 2010, Tomasz Gollob. Apenas o ícone americano Greg Hancock (92) e a lenda australiana Jason Crump (77) alcançaram mais finais do SGP.

Depois de terminar em segundo lugar atrás do britânico Dan Bewley na quarta ronda no National Speedway Stadium na sexta-feira, Zmarzlik admitiu que entrou no fim de semana com dúvidas sobre a pista, bem como sobre as configurações da moto necessárias para ter sucesso no mais novo circuito do Speedway GP.

Ele ficou encantado em responder a essas dúvidas ao conquistar a sua segunda vitória no FIM British Speedway GP – somando-se ao seu triunfo no Principality Stadium de Cardiff em 2018.

Zmarzlik, que agora detém uma vantagem de 11 pontos sobre Kurtz no topo da classificação do Speedway GP.

Bartosz Zmarzlik: “Ganhar aqui é incrível, porque eu tinha muitas dúvidas antes das rondas em Manchester, mas sinto-me fantástico por estar novamente no topo do pódio na Grã-Bretanha. É uma sensação muito boa. Tenho um novo recorde – 29 vitórias é incrível. Estou muito orgulhoso disso.

Não me lembro de todos os números e estatísticas, mas sinto-me bem. Estou feliz por ter chegado a tantas finais. Dou sempre o meu melhor em todas as provas, independentemente de onde estou, porque adoro correr. Ainda sou jovem! Vou dar o meu melhor e ninguém sabe quantas mais vou ganhar. Realmente não penso nisso. Para mim, o mais importante é divertir-me com as corridas.

Nunca penso “tenho de”, apenas “posso”. Diverti-me muito com as corridas em Manchester e estou muito, muito feliz.”

A próxima prova para Zmarzlik é o GP da Polónia de Speedway da FIM, organizado pela Events.com, no próximo sábado, em Gorzow, que verá a estrela de Lublin regressar ao Estádio Edward Jancarz, a pista onde se transformou de um rookie inexperiente num dos maiores nomes de sempre do desporto com o Stal Gorzow.

Zmarzlik venceu três FIM Gorzow Speedway GPs em 2014, 2020 e 2023 e adoraria aumentar essa contagem depois que Lindgren o ultrapassou na final de 2024, impedindo-o de conquistar a vitória.

Bartosz Zmarzlik: “Sempre gosto de voltar à pista onde comecei no Speedway. No ano passado, fiz uma corrida fantástica com o Freddie na final. É bom voltar a uma pista polaca com o GP.”

Lindgren, que ficou em terceiro lugar, teve uma noite excelente ao conquistar o terceiro lugar na classificação do Speedway GP.

Fredrik Lindgren: “Acho que, no geral, a minha noite foi muito boa. Houve apenas alguns momentos cruciais — tive a oportunidade de passar diretamente para a final, por exemplo, e não consegui.

Mas diverti-me imenso a conduzir na linha rápida do lado de fora e acho que passei de último para primeiro na qualificação de última oportunidade.

Lutei muito e gostaria de ter feito mais na final. Estou um pouco cansado de perder sempre para o Bartosz, mas ele é muito bom e o Brady também está em ótima forma este ano. Ainda estou a tentar recuperar o atraso, mas é uma boa luta.”

Classificação Geral Speedway

- Pub -

Deixe o seu comentário