- Pub -

Portugal passa a ter uma centena de atletas com participação garantida na primeira edição dos Jogos Europeus que decorrerão em Baku, de 12 a 28 de Junho, ao somar mais um atleta no Judo devido à realocação de vagas.

A lista final de atletas que irão estar em Baku apenas será conhecida em finais de abril, data-limite para as inscrições dos atletas. Nalgumas das modalidades em competição, o período para realocação de vagas, em função de possíveis desistências de outros países, ainda decorre. Como tal, ainda será possível que o número de atletas nacionais em Baku aumente.

Destaque para o facto de a modalidade de Judo ir ter em Baku o seu Campeonato da Europa 2015, disputado no âmbito dos Jogos Europeus, em virtude da desistência da cidade escocesa de Glasgow em acolher o Europeu da modalidade. Este facto irá aumentar o interesse da modalidade em Baku, como os resultados passarão a contar para o apuramento olímpico, dada a atribuição de pontos para os rankings mundiais que determinarão quem irá ao Rio 2016. O mesmo acontece com a modalidade de Lutas Amadoras, que também terá em Baku o seu Europeu.

Mário Tavares - iPressGlobal-617O apuramento para os Jogos Olímpicos Rio 2016 é precisamente um dos maiores pontos de interesse destes Jogos Europeus. Serão 12 as modalidades que irão ajudar a definir direta ou indiretamente o apuramento olímpico. Se indiretamente será através da atribuição de pontos para os rankings mundiais das modalidades em causa, nos casos do Ténis de Mesa, Tiro e Triatlo, os vencedores de cada uma das provas carimbará automaticamente o seu passaporte para o Rio, o que faz prever a presença dos melhores atletas europeus de cada uma destas modalidades.

Nesta primeira edição dos Jogos Europeus, estima-se a participação de mais de 6.000 atletas, de 50 Comités Olímpicos europeus, num evento que contará com 20 desportos distintos, 16 dos quais olímpicos. Destaque para algumas disciplinas novas, como o Basquetebol 3X3, Futebol de Praia, Karaté e Sambo, para além Atletismo, Badminton, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Ginástica, Judo, Lutas Amadoras, Natação, Taekwondo, Ténis de Mesa, Tiro, Tiro com Arco, Triatlo e Voleibol.

No total, estarão em disputa 253 eventos de medalha em 18 locais de competição: cinco estádios novos de top, sete infraestruturas remodeladas e seis arenas temporárias.

- Pub -

Deixe o seu comentário