- Pub -

Os arquivos e prontuários do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo, órgão de repressão do País no período da ditadura, poderão ser acessados na internet a partir da próxima segunda-feira (1º). Ao todo, cerca de 1 milhão de páginas de documentação foram digitalizadas.

O trabalho é resultado da parceria entre a Associação dos Amigos do Arquivo Público de São Paulo e o projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

De acordo com o Ministério da Justiça, as informações, além de serem um importante registro histórico, poderão facilitar o trabalho de reparação feito pela Comissão de Anistia, uma vez que poderão ser usadas como ferramenta para que perseguidos políticos consigam comprovar parte das agressões sofridas.

Militares exaltam golpe de 1964 e disparam conta Comissão da Verdade

A digitalização dos documentos foi feita em dois anos e deve continuar até 2014. Para a realização do trabalho, a Comissão de Amnistia transferiu mais de R$ 400 mil(cerca de 153 mil euros) à Associação de Amigos do Arquivo. Em dezembro de 2012, o Ministério da Justiça autorizou novo repasse, de mais R$ 370 mil(cerca de 142 mil euros), para digitalização de outros acervos.

A cerimónia de lançamento do portal na internet está marcada para a próxima segunda, às 10h30, no Arquivo Nacional de São Paulo.

Agência Brasil
- Pub -

Deixe o seu comentário