FOTO: ZAP // Miguel A. Lopes / Lusa
Um avião cisterna Canadair que participava no combate aos incêndios na ilha grega de Eubeia despenhou-se hoje na encosta de um monte perto da localidade de Platanistós, indicaram os bombeiros locais.
No avião encontravam-se duas pessoas e a comunicação com os pilotos foi perdida, segundo diversos meios de comunicação.
Até agora não há informações sobre vítimas mortais do acidente.
A televisão pública ERT registou e divulgou imagens do avião a despenhar-se após lançar água sobre uma frente de fogo, e seguida de uma grande explosão.
Numa outra imagem, difundida pela televisão privada Open, podem ver-se destroços do avião no local do sinistro, rodeados de intenso fumo.
Várias equipas de bombeiros e um helicóptero deslocaram-se à zona.
Há três dias que os bombeiros tentam controlar um grande incêndio na ilha de Eubeia, Grécia central.
A Grécia vive dias sombrios marcados por fogos devastadores. 20 mil pessoas foram evacuadas este fim de semana naquela que se tornou uma operação militar em grande escala para salvar as ilhas de Rodes, Corfu e Eubeia.
O país está a passar por uma das ondas de calor mais longas dos últimos anos, de acordo com especialistas do EMY. Sem atingir o recorde histórico nacional de 48 graus Celsius, a temperatura chegou a 46,4 graus Celsius em Gythio, na península do Peloponeso (sul), no domingo.
Uma nova onda de calor começa a atingir a Grécia a partir de hoje, com temperaturas máximas previstas de 44 graus Celsius, quando os incêndios continuam a devastar partes das ilhas gregas de Rodes, Corfu e Eubeia.
Em Atenas, os termómetros devem chegar a 41 graus Celsius e no centro do país, 44 graus Celsius, segundo a previsão agência meteorológica nacional (EMY) grega.
Estas temperaturas muito elevadas, que surgem após um fim de semana de calor intenso, vão manter-se na quarta-feira, antes de uma descida prevista de até 5 graus Celsius a partir de quinta-feira, segundo a mesma fonte.
Na linha de frente dos incêndios, que duram há mais de uma semana no país, os bombeiros ainda trabalham nas ilhas de Rodes, no mar Egeu (sudeste), Corfu, no mar Jónico (noroeste) e em Eubeia, uma grande ilha a leste de Atenas.
Estes incêndios florestais, alimentados por fortes ventos, já destruíram milhares de hectares de floresta e vegetação, até ao momento sem causar vítimas.
Em Eubeia, Rodes e Corfu, onde ocorreram operações de retirada de pessoas sem precedentes no fim de semana passado, centenas de bombeiros apoiados por helicópteros e aviões tentam conter o incêndio pelo oitavo dia consecutivo, segundo os bombeiros.
Um apelo da Proteção Civil grega para evacuar uma localidade foi emitido durante a noite de segunda-feira para hoje nesta ilha perto de Atenas, cuja parte norte foi devastada há dois anos por violentos incêndios.
Uma quarta frente de incêndio preocupa os bombeiros perto de Aigio, uma cidade no oeste do Peloponeso.
Muitas regiões do país permanecem hoje “em alerta vermelho“, ou seja, em “extremo perigo” de incêndios florestais enquanto sopram ventos de até 40 quilómetros por hora no mar Egeu.
// ZAP