Em entrevista ao The Telegraph Casey Stoner assinou um contrato de um ano para pilotar um Supercar V8. e conquistar o Bathurst’s Mount Panorama. O duas vezes campeão do Mundo de MotoGP fala sem papas na língua dos seus planos para o futuro e claro do MotoGP,
Para acabar com sete meses de especulação, confirmou que vai conduzir um Red Bull-backed Triple Eight Holden in the Dunlop Series . Casey de 27 anos, e revelou também as razões , porque recusou um contrato no MotoGP de mais de 15 milhões dólares americanos para o próximo ano.
Stoner deu a si próprio apenas 1 ano para se encontrar confortável nas série V8 e e no final da época fará o balanço.
Stoner – “É um ano de experiência para ver se gosto do desporto, ia fazer 75 % das corridas, mas decidi fazê-las todas, quero estar o tempo necessário no banco do carro para poder compreender o que é como pilotar um V8″.
O SONHO V8
Desde os 14 anos que Stoner, queria pilotar um V8. Esse sonho será realizado já no próximo dia 28 de fevereiro, na Clipsal 500, em Adelaide.
Stoner – “Tenho interesse pelos V8s à muito tempo… tinha uns 14 ou 15 anos quando eu decidi que queria guiar um V8 . Tive de adiar essa intenção, porque estava envolvido com na minha carreira desportiva, mas não esqueci… quando decidi retirar-me do MotoGP, não tinha presente nenhum pensamento em voltar a correr novamente. Queria ter um ano inteiro de férias e talvez até viajar pelo mundo .” e continuou “Pensava em abrandar um pouco e ficar mais lento. Mas com o passar do tempo, comecei a considerar o envolvimento nas V8s série. Tive vários contactos e finalmente fiz o acordo .”
Stoner poderá fazer já este ano o Bathurst 1000 – ” duvido que alguém me queira em Bathurst, mas á partida não descarto esssa possibilidade , Stoner disse com um sorriso.
“É o sonho de todo Aussie para conduzir naquela pista.”
Mergulho
Stoner tem dado algumas voltas numa pista particular da Gold Coast, enquanto se prepara para fazer mergulho outro desporto que está a aprender .O resto do tempo passa em simuladores para aprender as pistas onde vai correr.
Stoner – “comecei em duas rodas e pouco ou nada tenho feito em quatro”, disse Stoner. “tenho muito a aprender. Passei toda a minha vida em motas e meu objetivo era ser um campeão de MotoGP. Nunca tive muito tempo nos carros, agora tenho feito algumas voltas de no circuito de Paul Morris mas com carros normais para para ganhar feeling …. mas os carros do dia a dia são muito diferentes dos carros de corrida.
“estou a tentar obter um simulador para aprender as pistas, e isso é o máximo que posso fazer realmente. Tive um bom teste no carro. Estive bem, mas isso não significa nada… porque não quero criar expectativas, exceto que quero aproveitar e não ficar muito tenso. ”
As lesões
Casey Stoner tem cicatrizes das batalhas em todo o corpo.
Stoner.“Parti o escafoide, que é provavelmente a minha pior lesão os pulsos eo tornozelo”, disse “também a minha clavícula duas vezes num ano. E é tudo sobre ossos…. “ continuou
” tive uma forte compressão nas costas quando um piloto perdeu uma mudança e levou-me para fora da pista e bati nas defesas e magoei todos os s ossos à volta. Tenho uma disco não muito saudável que me faz alguns estragos. Por vezes não me posso mexer nem uma polegada durante uma hora ou mais. ”
Stoner também alegou que ele estava constantemente andando com medo.- “Há sempre medo . Ao longo dos anos, eu e a minha esposa não tínhamos medo , por isso não era agradável andar connosco era assustador. A maioria de nós tem medo e não gosta de falhar.
“Ao mesmo tempo, nenhum de nós gosta de perder. Há um equilíbrio que tens de encontrar. Muitas coisas se passam na tua mente, mas tens deaprender a lidar com elas e a superar o teu medo. Isso é metade da batalha “.
MOTOGP FUTURO
STONER admite que pode um dia voltar para a MotoGP.
É uma hipótese longínqua , mas o maior piloto da Austrália desde que Mick Doohan deixa a porta entreaberta.
Stoner – “Não tenho intenção de voltar para o MotoGP”, m as se vir o MotoGP mudar drasticamente, a ponto de me voltar a interessar, é uma possibilidade…. mas da forma como vejo as coisas, não há nenhuma hipótese.”
OS FÃS
É de admirar porque Stoner partiu do MotoGP? Foi Cuspido, tentaram empurrá-lo fora da sua scooter e foi tratado com desrespeito por fãs e funcionários do MotoGP, quando Stoner disse que iria parar por causa das lesões e da família.
Stoner . “As lesões não têm nada a ver com o facto de me ter retirado., ou mesmo que queira fazer coisas novas …. a família também não influenciou … . apenas perdi o amor e a paixão pelo MotoGP. Houve muita falta de respeito por parte de muitas pessoas que andam à volta, e eu não gosto da direção que o MotoGP está a tomar…”
… Fomos cuspidos (pelos fãs), tentaram bater-nos e tirar-nos fora da scooter quando saiamos da Motorhome para os boxes, …… Infelizmente, não gostaram da minha honestidade no paddock…. Tudo isto faz parte do desporto, mas não é a direção correta”.
“Perdemos um piloto à dois anos (Marco Simoncelli) e um mês depois, era como se nada tivesse acontecido. Eles querem é ver sopapos e bagunçada, não percebem queas nossas vidas estão em jogo…
“Os pilotos tornaram-se nuns fantoches naquele mundo que nada tem a ver com as corridas.”
Desporto motorizado de duas rodas **Por Mário Andrade e António Vermelho **29/01/2013**
| mandrade@ipressglobal.com