No passado dia 29 de junho, o Centro Social e Paroquial de Vilar de Andorinho, em Vila D´Este, inaugurou as suas novas instalações, resultado de um processo de crescimento sustentado em boas práticas e nas necessidades sociais desta localidade.

A inauguração do novo espaço contou com a presença do Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, do presidente da Câmara Municipal de Gaia  Eduardo Vítor Rodrigues, do presidente da Junta da Freguesia, e dos membros da direção, de entre os quais destacamos o Padre Albino Reis, que para além de pároco na Igreja de Divino Salvador, é igualmente diretor da Instituição, desde a sua fundação em 2009.

Segundo declarações do senhor Padre as novas instalações surgem da necessidade de crescimento da instituição que pretende responder à crescente necessidade da população envelhecida de Vilar de Andorinho, num trabalho de parceria entre a Paroquia, Câmara e Junta da Freguesia. De relembrar que o primeiro passo para esta mudança aconteceu há cerca de um ano atrás com a assinatura do protocolo de cedência de instalações, entre o Centro Social e o Município, tendo-se seguido obras de requalificação do espaço, que contou com a participação ativa de muitos dos voluntários de CSPVA, que segundo palavras do Padre Albino Reis “têm dados hora e horas, muitas horas, dias e dias” em prol da Instituição.

mara1

Perante dezenas de populares, as novas instalações foram benzidas pelo Bispo do Porto, sobre o olhar atento dos utentes, profissionais e voluntários, que mostravam a visível alegria e emoção perante este novo passo.

Ficou a promessa, pela palavra do Diretor da Instituição de que continuarão a trabalhar todos juntos “agora num espaço que é uma mais- valia e que nos dá hipótese de responder a mais solicitações, sendo objetivo passar do voluntariado para o trabalho assalariado”, afirmou também que “ Queremos no fundo afirmar o nosso compromisso num trabalho que continuaremos a prestar de forma comprometida e cristãmente misericordiosa”.

A importância do trabalho realizado no CSPVA foi reconhecido pelo presidente da Câmara Municipal, ao afirmar que “ vocês não estão a partir do zero, haverá uma razão que não se entende muito bem, que leva a que até hoje não tenha sido possível o centro ter uma relação com a Segurança Social, o que faria muito sentido para um local como Vila D´Este.”. O Município deixou ainda palavras desafiadoras, ao afirmar que  “ no âmbito do novo programa de Municipal de Inclusão Social, gostaríamos de encontrar articuladamente com a Junta da Freguesia a possibilidade de ter neste espaço, não apenas um serviço voluntário, mas um serviço que corresponda também a uma atividade profissional, para que a instituição possa ter um serviço técnico que ajude a instituição a edificar-se e a ganhar músculo.”

A inauguração foi selada com um porto de honra, num brinde por esta nova etapa para a Instituição.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.