Diz-se que as paredes têm ouvidos. Neste caso, são os postes de iluminação de Chicago que os passarão a ter. Ouvidos e olhos. A cidade norte-americana vai instalar uma nova série de dispositivos de iluminação que vão ter a capacidade de medir a qualidade do ar, monitorizar o barulho e contar os pedestres.

Os novos postes vão ser colocados até ao início de Julho e, além da qualidade do ar e do barulho, vão conseguir monitorizar a intensidade luminosa, o calor, a precipitação e o vento. A contagem de pedestres vai ser feita através da monitorização do tráfego de smartphones.

A colocação destes novos postes de iluminação “inteligentes” resulta de uma iniciativa da Universidade de Chicago e do Argonne National Laboratory e a ideia é recolher detalhes precisos sobre o que acontece na cidade e como as pessoas a utilizam e o seu impacto consequente. Por outro lado, vai ajudar a saber onde estão os pontos poluídos e onde existem perturbações na circulação dos pedestres, refere o Gizmodo.

Embora o projecto possa preocupar os residentes e pedestres ao nível da privacidade, as entidades investigadoras asseguram que os dados vão ser recolhidos e guardados sob anonimato.

De acordo com Charlie Catlett, director do Urban Center for Computation and Data, o objectivo deste novo sistema é “perceber melhor as cidades”. “Parte do objectivo é tornar estas coisas em utilidades públicas”, explicou ao Chicago Tribune.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.