- Pub -

Dezenas de manifestantes entraram na passada sexta-feira em confronto com a polícia durante um protesto contra a Exposição Universal de Milão, inaugurada de manhã, lançando pedras e petardos contra os agentes, que responderam com gás lacrimogéneo.

 

Segundo noticia a agência France-Presse, os manifestantes, que estavam vestidos de negro, de cara tapada e com máscaras de gás, incendiaram viaturas e caixotes do lixo e partiram as montras de um banco e de uma agência imobiliária.

Ao final da manhã, começaram a chegar ao local bombeiros e reforços policiais, que, em primeiro lugar usaram canhões de água para dispersar os manifestantes, mas que com a escalda de violência começaram a responder com gás lacrimogéneo. No muro de uma agência bancária podia ler-se a inscrição “Vocês depenam-nos, hoje vocês pagam” e num restaurante McDonald’s, um dos parceiros da exposição, foram inscritas as palavras “Expo=Mafia”, acrescenta a AFP.

O grupo que provocou os confrontos encontrava-se na parte final de uma manifestação pacífica contra o gasto de dinheiro público e o recurso a trabalhadores precários para montar a exposição hoje inaugurada em Milão. A exposição irá funcionar durante seis meses e terá como tema de fundo um debate sobre os desafios da alimentação no século XXI.

Agência Lusa
- Pub -

Deixe o seu comentário