Uma equipa de investigadores diz ter descoberto a maior caverna subaquática do mundo. Fica na República Checa e já é conhecida como o “Abismo de Hranice”.

A caverna subaquática tem mais de 400 metros de profundidade e está localizada na cidade de Hranice, na República Checa, escreve o jornal The Guardian.

A descoberta, relata o Phys.org, aconteceu pelas mãos de uma equipa de investigadores, liderada pelo polaco Krzysztof Starnawski, e é agora considerada a maior do mundo.

A caverna, que também já é conhecida como o “Abismo de Hranice”, supera em 12 metros a do Pozzo del Merro, em Itália, que até agora detinha esse título.

Starnawski aventurou-se e desceu até aos 200 metros de profundidade. A partir daí, enviou um robô controlado à distância que alcançou outros 204 metros (o máximo que o cabo permitiu).

expedition: Deepest Underwater Cave Discovered@CzechTourism na Moravěhttp://www.nationalgeographic.com/adventure/activities/caving-and-canyoneering/deepest-underwater-cave-discovered/?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_content=link_fb20160929adv-deepestcave&utm_campaign=Content&sf37378591=1 

Photo published for Exclusive: Deepest Underwater Cave Discovered

Exclusive: Deepest Underwater Cave Discovered

Czech-Polish expedition masters dive challenges to get to the bottom of a European abyss.

nationalgeographic.com

O explorador polaco, que diz ter-se sentido um verdadeiro “Cristóvão Colombo do século XXI”, acredita que a caverna pode ser ainda mais profunda.

Numa conversa ao telefone com o Guardian, Starnawski diz que este foi um processo bastante difícil mas que “é o preço a pagar para uma descoberta deste valor”.

Entre as maiores dificuldades estavam a pressão dentro da caverna, a temperatura da água (15ºC) e a sua composição mineral, que afeta não só a pele como os equipamentos utilizados.

No ano passado, o polaco já tinha entrado na gruta, onde chegou aos 265 metros de profundidade. Para isso, teve de passar seis horas numa câmara de descompressão para evitar as consequências da pressão.

ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui