Projeto foi desenvolvido por 40 desempregados e alunos de um curso de formação em multimédia.

O novo website do evento desportivo Trilhos do Paleozóico, desenvolvido por um grupo de 40 desempregados de Valongo, foi esta semana colocado online.

A utilização de tecnologia tridimensional e a apresentação da mascote são as principais inovações desta página de Internet, criada para divulgar não só as corridas de montanha, mas também as potencialidades turísticas do concelho de Valongo.

Este projeto resulta de uma parceria entre a Câmara de Valongo, o Centro de Emprego de Formação Profissional do Porto e do Centro de Emprego de Valongo, tendo sido desenvolvido por 40 desempregados e alunos de um curso de formação em multimédia.

O presidente da Câmara de Valongo valorizou “o trabalho colaborativo desenvolvido para resolver os problemas das pessoas” e salientou o mérito dos formandos.

“Este empenho deu origem a um magnífico instrumento de comunicação e de gestão de um evento desportivo. Temos de ser muito bons a fazer estas coisas. Os tablets foram inventados em Valongo”, começou por explicar José Manuel Ribeiro, numa alusão às velhas tábuas de lousa, que hoje são uma imagem de marca do concelho.

A pensar nos mais novos, e para promover o evento Trilhos dos Pequeninos que vai realizar-se a 7 de Março, os formandos deram corpo à mascote Cuca Macuca, inspirada na salamandra lusitana que habita nas Serras de Valongo. O nome da mascote equipada para montanhismo foi buscar inspiração à antiga designação da Serra de Santa Justa.

Os direitos de autor da Cuca Macuca foram oferecidos à Câmara Municipal de Valongo, que vai registar a marca.

A segunda edição do evento de trail running Trilhos do Paleozóico realiza-se a 15 e 16 de Março no Parque Paleozóico de Valongo e divide-se em três provas: o Ultra Trilho paleozóico com 45 quilómetros, o Trilho paleozóico com 21 quilómetros que faz parte do circuito nacional de trail e o Mini-Trilhos e Caminhada Paleozóico com 12 quilómetros. Já estão inscritos 1.200 participantes.

Os percursos incluem locais como o Rio Simão, o Rio Ferreira, as Fragas, os Fojos e as Minas Romanas, entre outros locais do Parque Paleozóico de Valongo.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.