Buenos Aires é uma das cidades mais visitadas da América do Sul e um elo de ligação cultural entre os continentes americano e europeu.
Com mais de 400 anos de existência, a capital argentina é conhecida pela arquitectura com influências europeias, pela intensa vida cultural, e pelo tango.
Para planear a sua viagem para Buenos Aires, deixamos algumas dicas e informações sobre o que ver e fazer nesta cidade argentina.
1 El Caminito
O El Caminito, localizado no bairro de La Boca, é um dos locais mais pitorescos e emblemáticos de Buenos Aires. Esta “rua-museu”, destaca-se pelos conventillos coloridos (casas típicas) e pela Feira de Artistas Plásticos de Caminito que funciona todos os dias das 11h às 18h no Inverno e das 11h às 20h no Verão.
2 Puerto Madero
O antigo porto de Puerto Madero é hoje um dos bairros mais atraentes de Buenos Aires, onde não faltam restaurantes da moda e hotéis de luxo das principais cadeias hoteleiras internacionais.
Puerto Madero foi o principal entreposto comercial até ao inicio do século XX, período em que o porto se tornou obsoleto devido ao aparecimento de navios de maior dimensão. Ao longo de várias décadas esta área da cidade foi-se degradando até que em 1989 o Ministério de Obras e Serviços Públicos, o Departamento do Interior e as autoridades municipais de Buenos Aires acordaram em renovar esta área transformando-a num local de atração comercial, financeira e turística.
O projeto de renovação urbana de Puerto Madero demorou cerca de duas décadas a ser concretizado, sendo hoje um dos melhores exemplos de regeneração urbana a nível mundial. A Puente de la Mujer (Ponte das Mulheres) do arquiteto espanhol Santiago Calatrava é um dos ícones de Puerto Madero.
3 Café Tortoni
O Café Tortoni é o mais antigo café de Buenos Aires, tendo sido inaugurado em 1858. É um local singular na cidade que foi ponto de encontro de muitas celebridades como Juan Manuel Fangio, Carlos Gardel, Jorge Luis Borges ou Federico Garcia Lorca. O café está localizado na Avenida de Mayo 825, uma das principais artérias da cidade.
4 Museu Nacional de Bellas Artes
O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), localizado no bairro Recoleta, é um dos principais espaços culturais de Buenos Aires com 34 salas de exposição e mais de 12 mil obras, entre esculturas, pinturas, gravuras e desenhos de artistas argentinos e europeus. Entre as obras existentes neste museu destacam-se a Cabeça de Fauno de Picasso, a Fiesta popular bajo un puente ó Baile popular de Goya e La nymphe surprise de Manet.
Morada: Av. del Libertador 1473
Horários: De terça a sexta-feira das 11h30 às 19h30 | sábados e domingos das 9h30 às 19h30 | encerra à segunda-feira.
Entrada gratuita | Site: MBA
5 Teatro Colon
O Teatro Cólon, inaugurado em 1908 com a ópera Aida de Verdi, é uma das maiores casas de ópera do mundo com cerca de 2500 lugares sentados e 1000 lugares em pé. O edifício possui uma arquitectura ecléctica, tendo beneficiado de diversas remodelações interiores e exteriores, a última das quais teve a duração de 4 anos (2006 a 2010).
O teatro está limitado entre a Avenida 9 de Julho e as ruas Liberdade, Arturo Toscanini e Tucumán. A bilheteira está localizada na rua Tucumán 1171, funcionando de segunda a sábado das 10h às 20 e aos domingos das 10h às 17h.
6 Obelisco
Com 68 metros de altura, o Obelisco é um dos principais ícones da cidade e um ponto de encontro entre os locais. Este monumento histórico foi construído em 1936 para comemorar o quarto centenário da fundação da cidade, tendo sido projectado por Alberto Prebisch, um dos principais arquitectos do modernismo argentino. O Obelisco está localizado no centro de Buenos Aires, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de julho, duas das principais artérias da cidade.
7 Plaza Dorrego em San Telmo
Aos domingos não deixe de visitar a feira de San Telmo que tem lugar na Plaza Dorrego e nas ruas adjacentes – uma feira cuja origem remonta ao século XVIII e que é hoje uma das principais atrações turísticas da cidade. Aproveite para deambular pelas ruas, para fazer algumas compras e assistir aos espetáculos de tango na Plaza Dorrego.
8 Cemiterio Recoleta
O Cemitério de Recoleta é uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade. Este cemitério foi a última morada de grande parte da elite de Buenos Aires e da Argentina, incluindo os ex-presidentes do país e a famosa Evita, primeira-dama da Argentina quando o general Juan Domingo Perón foi eleito presidente.
O cemitério destaca-se pelos mausoléus grandiosos esculpidos por artistas de renome, sendo que alguns deles foram declarados como monumentos históricos nacionais.
9 Plaza de Mayo
Desde os tempos da revolução, em 1810, que a Plaza de Mayo é o epicentro da vida política e das contestações sociais com manifestações frequentes. Outro dos locais emblemáticos deste local é a Casa Rosada, a sede do poder executivo da Argentina.
10 Saborear as Pizzas de Buenos Aires
Não é exagero afirmar que em Buenos Aires vai encontrar algumas das melhores pizas do mundo. Não deixe a cidade sem visitar as famosas pizarias El Cuartito (Talcahuano 937) e Guerrin (Av. Corrientes 1368) e saboreie a tradicional fugazzeta.
11 Assistir a um Espetáculo de Tango
Os espetáculos de tango são outra das grandes atrações de Buenos Aires, sendo que alguns deles também incluem jantar. O Señor Tango (Av. Vieytes, 1655) é um dos espectáculos mais conhecidos, sendo considerado pelos guias de viagem como o melhor espectáculo de tango de Buenos Aires.
Destinos e Viagens //