- Pub -

Atenas pode não ter a beleza de outras capitais europeias, mas à medida que se explora a cidade essa percepção vai-se desvanecendo. É impossível ficar indiferente aos sítios arqueológicos e aos bairros pitorescos junto à Acrópole.

Visitar Atenas é descobrir uma cidade multifacetada, onde o moderno e o antigo convivem lado a lado. Para observar esta dicotomia basta passear pelo triângulo histórico (bairros de Plaka, Thission, Psyri) e verificar a coexistência de casas antigas e tabernas tradicionais com centros comerciais e restaurantes de luxo. Uma cidade única repleta de história em todas as esquinas.

Para conhecer o melhor de Atenas sugerimos uma lista de 10 locais a não perder numa visita a esta cidade milenar.

1 Acrópole

Acropole de Atenas

Acrópole significa “cidade alta”, e esta rocha sagrada é a mais famosa da Grécia. A subida faz-se a pé, pela encosta, através das oliveiras, até se chegar à porta de entrada conhecida como Propileu. Destacam-se o templo da Atena Nike, dedicado à deusa Atena, o Erectheion e o Partenon no meio de várias outras estruturas em ruínas.

A entrada na Acrópole custa 20€ e inclui também as entradas no Templo de Zeus Olímpico, no Arco de Adriano, na Ágora Romana e na Biblioteca de Adriano. Os menores até aos 18 anos e os estudantes da União Europeia têm entrada gratuita.

O complexo está aberto das 8h às 20h. No Verão é aconselhável fazer a visita a partir das 17 horas quando está menos calor e a afluência de turistas é menor.

Ágora Antiga

Agora Antiga

Nos tempos de Socrátes e Platão, a Ágora Antiga era o centro da vida publica ateniense, onde os cidadãos se reuniam e em torno da qual vários edifícios públicos foram sendo construídos. Por entre os achados arqueológicos, contam-se templos, o Odeon de Agripa (espaço de concertos) e muitas colunas. No museu, estão expostos os achados mais pequenos mas nem por isso menos interessantes.

Museu da Acrópole

Museu da Acropole

O novo Museu da Acrópole, inaugurado em 2009, é um dos espaços museológicos mais importantes da capital grega. A coleção do museu inclui achados arqueológicos da própria Acrópole, e peças dos templos de Partenon e de Erecteion, incluindo suas célebres cariátides, e objectos do período arcaico e dos séculos V a.C ao século V d.C. O restaurante / café do museu é outro dos locais que merece uma visita pelas vistas panorâmicas que oferece.

Kerameikos

Nos limites noroeste da antiga cidade de Atenas fica Kerameikos (ou bairro dos oleiros, já que aqui se localizavam oficinas de cerâmica). Mas o que atrai os visitantes a Kerameikos são as ruínas do maior e mais antigo cemitério oficial da Grécia Antiga.

No museu arqueológico podem ser vistos muitos dos achados que foram encontrados no cemitério, e que permitem conhecer a evolução das práticas fúnebres ao longo do tempo em Atenas. A entrada no museu está incluída no bilhete de ingresso no cemitério.

Templo de Zeus Olímpico e o Arco de Adriano

Templo de Zeus

O Templo de Zeus Olímpico e o Arco de Adriano estão situados junto aos Jardins Nacionais. A construção data do inicio do século XVI a.C, mas apenas foi finalizada 6 séculos depois pelo imperador Adriano.

A entrada já está incluída no bilhete da Acrópole. Se pretender entrar no templo tem de pagar mais 2€. O espaço está aberto ao público entre as 8h e as 20h.

Praça Syntagma

Vista para o parlamento grego na Praça Syntagma
Vista para o parlamento grego na Praça Syntagma

A Praça Syntagma, que significa a Praça da Constituição, é a casa do Parlamento Helénico e o palco preferencial das manifestações e dos protestos que habitualmente acontecem em Atenas. Vale a pena admirar o edifício do parlamento, com um estilo neoclássico, e os membros da guarda presidencial grega (Evzones) que vestem fardas tradicionais e que guardam o parlamento e o Túmulo do Soldado Desconhecido.

Monte Licabeto e Kolonaki

O bairro de Kolonaki, situado na base do monte Licabeto, é uma das áreas mais nobres da cidade. Aqui, vai encontrar diversas lojas e restaurantes de luxo, que estão apenas acessíveis a uma pequena parte da população, bem como galerias de arte e museus.

Neste bairro, aproveite para subir ao topo do monte Licabeto, o ponto mais elevado da cidade com 277 metros de altitude, e apreciar as vistas panorâmicas sobre a cidade.

Monastiraki

Monastiraki
Monastiraki

No bairro de Monastiraki vai encontrar uma das maiores feiras da cidade, onde se vende um pouco de tudo. A feira desenvolve-se em torno da praça principal com diversas bancas e lojas onde pode comprar souvenirs, jóias e roupa. Nesta área não deixe ainda de visitar a igreja de Pantanassa e as ruas de Pandrossou e Adrianou

Para chegar a este local apanhe o metro (linhas 1 e 3) e saia na estação de Monastiraki.

Tome nota: Neste bairro é necessário ter especial atenção aos carteiristas.

Plaka

Bairro de Plaka
Bairro de Plaka

Plaka é um dos bairros mais turísticos e pitorescos da cidade. O bairro está localizado no sopé da Acrópole e destaca-se pelas ruas labirínticas, pelos edifícios de arquitectura neoclássica, pelas lojas antigas e pelos restaurantes, onde pode saborear a autêntica gastronomia grega.

10 Anafiotika

O bairro de Anafiotika, localizado no lado nordeste da colina da Acrópole, faz parte do centro histórico de Atenas, sendo outro dos locais pitorescos da capital grega. A morfologia urbana é marcada pelas ruelas serpenteantes e pelas escadarias floridas com buganvílias e canteiros coloridos, que contrastam com as casas caiadas de branco. Neste bairro, visite ainda a igrejas Agios Georgios, datada do século XVII, e a Agios Simeon, construída no século XIX.

Destinos e Viagens

- Pub -

Deixe o seu comentário