- Pub -
foto: Honda Racing Corporation

A qualificação para a Corrida de Resistência em Estrada das 8 Horas de Suzuka (Suzuka 8 Hours), uma festa de verão, começou hoje.

Depois da Sessão de Testes Não Oficiais 6, das 8h30 às 10h, e da Sessão de Treinos Livres 1, a partir das 11h30, a primeira sessão de qualificação teve início às 14h45, dividida em três grupos de pilotos (azul / amarelo / vermelho) durante 20 minutos por grupo.

No Campeonato do Mundo de Resistência FIM (EWC), as posições na grelha de partida são determinadas pelo tempo médio das voltas dos dois melhores pilotos de cada equipa. Depois de terminada a segunda sessão de qualificação no sábado de manhã, e determinadas as classificações provisórias, dois pilotos das dez melhores equipas seguem para o Top 10 Trial que se realiza à tarde para decidir as dez primeiras posições da grelha. As equipas que não participarem no Top 10 Trial mantêm as suas posições determinadas após a segunda sessão de qualificação.

A sessão 6 da manhã começou com condições quentes e duras. A YART – YAMAHA OFFICIAL TEAM EWC (Yamaha) estabeleceu a volta mais rápida em 2min 6,424s, seguida da Team HRC com Japan Post em 2min 7,569s e da F.C.C. TSR Honda France em 2min 7,708s.

A SDG Honda Racing foi a quarta mais rápida, com a TTSRacing MurayamaUnso HondaDream em sexto, a Astemo Honda Dream SI Racing em nono, a TOHO Racing em 12º e a Team ATJ em 13º, todos com tempos na casa dos 2min8s.

A Sessão de Treinos Livres 1 que se seguiu foi interrompida devido a demasiadas quedas de pilotos, o que levou a uma bandeira vermelha.

Nesta sessão, a Team HRC com a Japan Post estabeleceu o melhor tempo de 2 min 6,458s. A TOHO Racing foi a segunda mais rápida, a SDG Honda Racing a terceira, a F.C.C. TSR Honda France a quarta, a Team ATJ a sexta e a Astemo Honda Dream SI Racing a oitava, todas na casa dos 2 min 7s, um segundo atrás do líder da sessão.

Astemo Honda Dream SI Racing foi o décimo mais rápido e Honda Dream RT SAKURAI HONDA foi o 11º.

À tarde, a primeira sessão de qualificação começou com a Riders Blue.

Pouco depois do início, a sessão tornou-se caótica quando Kazuki Ito, da Honda Dream RT SAKURAI HONDA, caiu, seguido por Randy de Puniet, da Team Kawasaki Webike Trickstar.

Ryo Mizuno, da Astemo Honda Dream SI Racing, registou o melhor tempo da sessão, 2min 7,048s, e fez a sua paragem pouco antes da bandeira vermelha interromper os trabalhos.

Quando a sessão recomeçou, a Team HRC com Tetsuta Nagashima, da Japan Post, foi a mais rápida a sair das boxes. Niccolò Canepa, da YART – YAMAHA OFFICIAL TEAM EWC, assinou uma volta de 2 min 6,513s, mas Nagashima rapidamente superou o seu rival com um tempo de 2 min 5,722. Mizuno foi o quarto mais rápido, seguido de Mike Di Meglio, da F.C.C. TSR Honda France.

Seguiu-se a sessão de qualificação Rider Yellow, que foi tão ou mais caótica que a anterior, com Alan Techer, da F.C.C. TSR Honda France, e Josh Waters, da S-PULSE DREAM RACING-ITEC (Suzuki), a colidirem na curva Spoon. A moto da TSR incendiou-se, interrompendo mais uma vez a sessão. Apesar de a sessão ter recomeçado, voltou a ter bandeira vermelha.

Quando faltavam 6min23s para o final da sessão, os pilotos tentaram as suas voltas quentes. Marvin Fritz, da YART – YAMAHA OFFICIAL TEAM EWC, fez o melhor tempo de 2 min 7,084s, seguido pela Team HRC, com Takumi Takahashi, da Japan Post, a registar uma volta de 2 min 7,158. Kazuma Watanabe, da Astemo Honda Dream SI Racing, foi o quarto mais rápido da sessão.

A sessão da Rider Red foi interrompida praticamente assim que começou. Uma vez reiniciada a sessão, Xavi Vierge, da Team HRC, estabeleceu a volta mais rápida de 2 min 6,121s antes de ir para a box, saudado pelos sorrisos da equipa.

Haruki Noguchi, da SDG Honda Racing, fez o segundo melhor tempo nessa altura, com 2min 7,594s, mas foi logo empurrado para um lugar abaixo depois de Tarran Mackenzie, da F.C.C. TSR Honda France, ter feito uma volta de 7,486s. Karel Hanika, da YART – YAMAHA OFFICIAL TEAM EWC, bateu toda a gente com uma volta de 2 min 6,009s, relegando Vierge para segundo. Ikuhiro Enokido, da TOHO Racing, impressionou com a terceira volta mais rápida da sessão, 2 min 7,317s, mas pouco depois caiu na curva Spoon. A minutos do fim da sessão, a bandeira vermelha voltou a interromper os trabalhos.

No final da tarde, a Sessão de Treinos Livres Noturnos teve lugar a partir das 18h30, durante uma hora. A YART – YAMAHA OFFICIAL TEAM EWC foi a mais rápida com 2 min 7,488. A Team HRC, com a Japan Post, foi a única outra equipa a rodar na casa dos 2min7s, com uma volta de 2min7,802.

A F.C.C. TSR Honda France foi a terceira mais rápida com 2 min 8,232s, enquanto a SDG Honda Racing foi a 16ª e a Honda Asia-Dream Racing com a SHOWA foi a 18ª.

A equipa HRC com a Japan Post passou a manhã a verificar a moto e a sua configuração em preparação para a corrida. Na Qualificação, os tempos médios da equipa foram altamente competitivos e Nagashima alcançou o seu tempo objetivo. A equipa vai continuar a fazer ajustes para amanhã.

A segunda sessão de qualificação terá lugar no sábado de manhã, seguida da segunda sessão de treinos livres à tarde. A prova dos 10 melhores começa às 16:00 horas.

Tetsuta Nagashima (Team HRC): “De manhã, concentrei-me em verificar as definições da mota, com cerca de 20 voltas com pneus usados. Consegui fazer 2 voltas de 7s e terminei a sessão com cerca de 20 voltas com pneus usados. Consegui fazer 2 voltas de 7s e terminei a sessão com pneus novos. Estava à espera de me qualificar na casa dos 5s. A temperatura da pista estava acima de 60 ℃ e eu escolhi um pneu um pouco mais macio, então eu não tinha certeza se ele funcionaria corretamente, mas na Moto2 deslizar é normal, então eu me adaptei às condições e entrei na faixa de 5s. Tanto o Takahashi como o Xavi melhoraram os seus tempos e penso que podemos ficar entre os 10 primeiros. Ainda não sei quem vai correr, mas se conseguir correr, vou apontar para a pole position, porque somos uma equipa de fábrica.”

Xavi Vierge (Team HRC): “Consegui fazer alguns testes práticos de manhã, experimentando pneus usados, e à tarde consegui fazer uma volta quente com pneus macios. Consegui fazer bons tempos mesmo com as bandeiras vermelhas, por isso espero melhorar o meu tempo na segunda sessão de qualificação de amanhã e terminar entre os 10 primeiros. Se estivermos no Top 10 do Trial, gostaria de correr. Mas a decisão cabe à equipa, por isso estou ansioso por isso. Esta é a minha primeira prova de resistência e a primeira vez que partilho uma bicicleta entre três pilotos. Claro que vai ser diferente da mota que adaptei para mim, mas, mesmo assim, tenho a certeza de que nós os três vamos conseguir lutar juntos.”

- Pub -

Deixe o seu comentário