O jovem piloto Francisco (“Kiko”) Maria conseguiu este domingo, no Estoril, a sua melhor classificação de sempre em provas da European Talent Cup (ETC), ao obter a 20ª e 24ª posições respetivamente nas duas corridas disputadas no Circuito do Estoril em condições extremamente adversas, chuva na primeira corrida e pista molhada/seca naquela que é a sua segunda época na mais importante competição europeia para jovens no âmbito do
motociclismo de velocidade.
Francisco (“Kiko”) Maria (Leopard Impala Junior Team): ” “Foi extremamente difícil, nomeadamente na primeira corrida, feita sob chuva intensa e com várias quedas. Preferi não arriscar e rodar o mais possível em condições de exigência máxima.Como consegui finalizar as duas corridas – acrescentou – e fiz tempos com uma regularidade consistente na segunda, sem chuva mas com a pista ainda muito molhada, tenho de me dar por satisfeito. A continuar assim, vou melhorar e estou certo que em breve entrarei na luta pelos pontos”.
Largando da nona fila da grelha de partida, fruto do 27.º tempo das qualificações, o
único participante português no ETC doseou o seu andamento desde cedo, com o objetivo
assumido de chegar ao fim, tanto mais que “nunca havia disputado uma prova em
condições climatéricas tão adversas”. E esse propósito foi atingido, com “Kiko” Maria a
concluir ambas as corridas e a obter tempos intermédios que o “tranquilizam e dão ânimo
para prosseguir”, uma vez que nos testes de pré-época realizados no Estoril com a sua
equipa, a Leopard Impala Junior Team, andou “bastante mais rápido”, assinalou aos
jornalistas.
Na corrida inicial, em que alinharam 38 concorrentes, o piloto português que acabava na quinta-feira de fazer 15 anos, terminou na 20ª posição a 2m12,908s do campeão espanhol Iván Ortolá Diez (Sama Global Angel Nieto Team), que, aliás, viria a consagrar-se como o grande dominador da jornada inaugural da edição 2019 da ETC, ao triunfar também na segunda corrida. Levou, assim, 50 pontos do Estoril, cotando-se, desde já, como um dos mais sérios candidatos à vitória final.
Da segunda vez que esteve em pista, “Kiko” Maria concluiu na corrida na 24.º posição
a 47,296s que Iván Ortolá Diez.
Para além dos jovens da ETC, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos,
estiveram no Estoril, para a prova de abertura dos respetivos campeonatos, os concorrentes do Europeu de Moto 2 onde os vencedores foram o finlandês Niki Rikhard Tuuli (Team Stylobike) e o italiano Alessandro Zaccone (Promoracing) e do Mundial de Moto3 Junior , tendo o vencedor sido o belga Barry Baltus ((Sama Global Angel Nieto Team).