- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Enel, Ducati e Dorna Sports apresentaram a nova era da MotoE™ em Vallelunga, com o início da temporada cada vez mais próximo.

O Campeonato do Mundo FIM Enel MotoE™ 2023 foi oficialmente apresentado! Trata-se  realmente de uma nova era para a competição elétrica, pois ganha o status de Campeonato Mundial, corre  em mais pistas e em mais países do que nunca e dá as boas-vindas a um novo fabricante: a Ducati. Nesta sexta-feira,  Vallelunga foi sede da apresentação oficial com a competição começar já em maio, com os principais pilotos do campeonato presentes.

O CEO e diretor geral da Enel, Francesco Starace, o CEO da Ducati Motor, Claudio Domenicali, e o CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, subiram ao palco para dar as boas-vindas a todos nesta nova era da competição, também Elisabetta Ripa, CEO da Enel X Way – o patrocinador oficial de carregamento inteligente do Campeonato do Mundo FIM Enel MotoE™. Philippe Jacquin, vice-presidente sénior de desenvolvimento de pneus da Michelin e o único fornecedor oficial de pneus da MotoE™, também subiu ao palco.

Francesco Starace, CEO of Enel: “Estamos orgulhosos de fazer parceria mais uma vez com o FIM Enel MotoE™ World Championship e ter uma marca de excelência italiana como a Ducati, connosco a bordo nesta jornada. O mundo do motociclismo oferece o cenário ideal para integrar e testar tecnologias de ponta tecnologias de carregamento que podem ser aplicadas à mobilidade quotidiana, apoiando na eletrificação dos transportes, que é a chave para garantir a transição energética”.

Claudio Domenicali, CEO of Ducati: “A decisão de participar no Campeonato do Mundo de MotoE como único fornecedor de motos é um dos pilares da estratégia da Ducati. De facto, a eletrificação, juntamente com a introdução de combustíveis neutros em carbono para os motores de combustão interna (e-fuel), será necessária para reduzir a pegada de carbono da Ducati e permitir-nos alcançar os nossos objetivos de sustentabilidade a longo prazo. No entanto, toda a verdadeira Ducati é acima de tudo emoção, por isso é muito importante gerir essa transição de perto, cuidando de manter o caráter desportivo e divertido, as características de pilotagem de cada moto Borgo Panigale. Com a V21L, queríamos desafiar os limites do setor, com o objetivo de criar a mota elétrica com maior desempenho já feita para a pista. Acima de tudo, queríamos desenvolver a experiência interna da empresa para estar pronta quando a tecnologia das baterias, em particular o peso, permitir criar uma moto elétrica de rua com todas as características que distinguem uma Ducati. Os 18 pilotos com diferentes técnicas e estilos de pilotagem em pista ao mesmo tempo representa uma grande oportunidade para a Ducati estudar o que poderá  formar o caráter de uma futura Ducati elétrica. Os primeiros testes em Jerez correram muito bem. Apesar do tempo desfavorável, o feedback dos pilotos e das equipas à moto foi muito bom, com o novo recorde não oficial do circuito. A Ducati nunca construiu um número tão grande de protótipos e isso também representa um desafio para nós”.

Elisabetta Ripa, CEO of Enel X Way: “Como Enel X Way, somos o Parceiro Oficial de Carregamento Inteligente do Campeonato Mundial FIM Enel MotoE™, aproveitando a nossa experiência para fornecer ao campeonato uma solução de carregamento sustentável. Forneceremos dois sistemas de carregamento integrados numa micro-rede totalmente sustentável que inclui também um conjunto de acumuladores de baterias e painéis solares. Esta solução, desenvolvida especialmente para o campeonato, dá-nos a oportunidade de mostrar que através da inovação, bem como das atividades de investigação e desenvolvimento podemos garantir o máximo desempenho à mobilidade elétrica.”

Carmelo Ezpeleta, CEO of Dorna: “Desde o início, quando começamos a conversar com a Enel, para nós, era nosso objetivo na Dorna e no motociclismo estar a dentro de qualquer tipo de nova tecnologia, assim, quando a eletricidade começou a tornar-se importante para a mobilidade, pensamos que era importante também. Qualquer tipo de melhoria nos últimos 100 anos veio da competição – isso aplica-se a  motos, carros, tudo. Primeiro vai para a competição, a melhoria é feita desta forma. Há quatro anos atrás, pensávamos o mesmo. Compartilhamos essas ideias com a Enel e na altura com a Energica, o fabricante anterior a quem agradecemos estes quatro anos, e o objetivo era desenvolvê-lo com as melhores equipas do MotoGP, no melhor palco como é o MotoGP, com a mesma televisão – para fornecer às novas tecnologias o melhor nível que pudermos. E estamos muito felizes, as corridas estão cada vez melhores e o novo passo com a Ducati é outro nível. Será ainda melhor. Este ano, também se torna o FIM Enel MotoE™ World Championship… estamos no caminho certo e é importante também fornecer as ferramentas para que a indústria desenvolva novas tecnologias.

“Como tudo o que fazemos no MotoGP, o objetivo é ser melhor a cada dia que passa. A cada ano que começamos, sabemos que o ano seguinte precisa ser ainda melhor. Tentar melhorar juntos. Não só a moto, mas também aqui o trabalho feito por Enel, a tecnologia. E movendo carregadores e infraestrutura ao longo do mundo… começámos em Jerez há quatro anos e a primeira experiência foi difícil! Juntos, trabalhamos para melhorar, e acho que hoje o FIM Enel MotoE™ World Championship é muito diferente . Sabemos muito mais do que sabíamos há quatro anos e acho que daqui a quatro anos diremos o mesmo.”

No entanto, nenhum lançamento estaria completo sem ver a máquina na pista, e a nova Ducati V21L foi  show no clássico circuito italiano às mãos do experiente piloto Alex De Angelis. A montra perfeita para a nova era, agora tudo o que resta a fazer é esperar pelo começo das corridas para coroar o primeiro Campeão Mundial de MotoE™!

- Pub -

Deixe o seu comentário