foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Um total de 46 equipas alinharam na grelha para a terceira ronda do Campeonato do Mundo de Resistência FIM 2024, prontas para competir num dos circuitos mais emblemáticos do desporto motorizado. Entre elas, dezanove equipas eram da Honda, com cinco equipas a terminarem entre as dez primeiras.
A Equipa HRC com o Japan Post venceu a 45ª Coca-Cola Suzuka 8 Hours Endurance com Takumi Takahashi, Teppei Nagoe e o piloto francês de MotoGP Johann Zarco. Com esta vitória, a Team HRC assegurou o terceiro triunfo consecutivo nas 8 Horas de Suzuka e marca a 30ª vitória da Honda na ronda japonesa.
Durante a sessão de warm-up realizada de manhã, a Equipa HRC com a Japan Post liderou a tabela de tempos com uma volta em 2:06.336.
A corrida teve início às 11h30 (hora local) sob condições particularmente quentes e muito húmidas, com uma temperatura de 37ºC.
A Equipa HRC com o Japan Post partiu do 3º lugar da grelha com Takumi Takahashi. O experiente piloto japonês fez uma excelente partida e depois de uma renhida batalha na frente, Takahashi, que estava em terceiro lugar, passou para segundo na 10ª volta e conseguiu assumir a liderança da corrida na curva 130R com a sua melhor volta de 2:07.378.
De regresso às boxes no final do seu turno, Takahashi entregou a Honda CBR1000RR-R Fireblade SP ao piloto francês de MotoGP, Johann Zarco, que entrou em pista ainda em primeiro lugar.
Zarco melhorou o seu tempo para 2:07 e, com uma posição de condução confortável, abriu uma diferença de 20,808 segundos. Graças ao forte ritmo do francês, quando Tappei Nagoe assumiu a sua posição, a Team HRC com a Japan Post ainda liderava por uma volta após duas horas de corrida.
A meio da corrida, a Equipa HRC com Japan Post continuava a controlar a corrida com uma vantagem de 1:21.322 sobre a segunda equipa.
À entrada para o último quarto da 45ª Coca-Cola Suzuka 8 Hours, a Team HRC with Japan Post continuava na liderança e, com tempos de volta muito consistentes e paragens nas boxes mais rápidas, a Honda #30 ainda mantinha uma diferença de 36,813.
Apesar de ter sido aplicada uma penalização de 40 segundos à Equipa HRC (Japan Post) devido a uma infração na paragem nas boxes, a equipa japonesa teve margem suficiente para cruzar a bandeira axadrezada em primeiro lugar e conquistar a vitória.
Takumi Takahashi (#30 HRC Japan Post): ‘Sinto-me totalmente aliviado e, honestamente, muito exausto. Estou muito feliz por ter vencido a minha sexta 8 Horas de Suzuka e pela 30ª vitória da Honda. Tenho de agradecer aos meus companheiros de equipa que são dois pilotos fantásticos, todos juntos conseguimos atingir o nosso objetivo.”
Teppei Nagoe (#30 HRC Japan Post): “No ano passado, terminei em segundo e queria ganhar um dia, mas não pensei que isso fosse acontecer apenas um ano depois. Depois, tive a oportunidade de correr pela HRC, algo com que sempre sonhei, e com os meus colegas de equipa, conseguimos a terceira vitória consecutiva da Honda e a 30ª vitória geral. A vista do pódio foi a mais bonita que alguma vez vi. Como piloto, sei que ainda tenho capacidades para melhorar. Vou trabalhar arduamente, usando esta vitória como motivação, para poder subir ao pódio sozinho mais vezes.”
Johann Zarco (#30 HRC Japan Post): “Sinto-me bem porque quando se fixa este objetivo e se consegue a vitória é um grande alívio. Sinto-me feliz, orgulhoso e isso dá-me uma grande satisfação. Fiquei muito impressionado com o ritmo do Takumi e com o seu controlo da corrida. Estou muito contente com os progressos que o Teppei fez desde o teste até à corrida. Os três pilotos foram necessários para esta vitória porque, com o calor, todos precisámos de controlar a energia.”