- Pub -

Esta semana tornou-se pública a intenção de Idanha-a-Nova, cidade de Castelo Branco, se candidatar a Cidade da Música no âmbito das Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Para que o projeto seja submetido à candidatura da UNESCO em Março de 2015, existe já em Idanha-a-Nova uma comissão consultiva da candidatura a trabalhar na preparação do mesmo. Esta comissão é formada por mais de 40 especialistas estrangeiros e nacionais, na área da música e da cultura, entre os quais a diretora da Escola de Música do Conservatório Nacional, Ana Mafalda Pernão, a presidente da Jeunesses Musicales International, Jessie Westenholz, os ex-ministros da Educação Guilherme de Oliveira Martins e Marçal Grilo, o ex-Presidente da República Jorge Sampaio e o ex-ministro da Cultura Pedro Roseta.

Na origem desta candidatura está a riqueza patrimonial do concelho, rico em cultura musical, e foi fundamentada por uma ampla ação de levantamento e divulgação das suas tradições etnográficas e etnológicas. No cerne da tradição musical esta o adufe, instrumento que serviu de inspiração para o símbolo da candidatura de Idanha –a-nova a Cidade da Música da UNESCO.

Esta candidatura é o reflexo do trabalho que tem vindo a ser realizado na promoção e divulgação da música e cultura da região, sempre numa ação conjunta com a comunidade.

Até ao momento são 41 as cidades que pertencem à Rede de Cidades Criativas, espalhadas pelo mundo, sendo que destas seis no tema da Música, resta-nos torcer para que Idanha-a-Nova consiga um lugar neste grupo.

- Pub -

Deixe o seu comentário