O livro fala sobre as origens contemporâneas do Taekwondo e a sua evolução de arte marcial a desporto olímpico.

O Centro de Alto Rendimento de Taekwondo de Vila Nova de Gaia foi ontem palco da apresentação do primeiro livro em português sobre a história e filosofia do Taekwondo, sob o olhar atento de meia centena de pessoas. “No trilho histórico do Taekwondo- das origens aos jogos olímpicos”, é um livro de Ismael Cerqueira Vieira que retrata os acontecimentos históricos que marcam esta arte marcial. Uma modalidade desportiva, uma arte e mais do que isso, uma filosofia de vida, que o autor bem conhece, uma vez que o Taekwondo faz parte dos seus dias desde os 12 anos de idade.

O autor, Ismael Vieira, na companhia de José Luís Sousa, Presidente da Federação Portuguesa de Taekwondo
O autor, Ismael Vieira, na companhia de José Luís Sousa, Presidente da Federação Portuguesa de Taekwondo

A apresentação oficial do livro contou com a presença de nomes ligados ao Taekwondo como parte ativa do evento, dos quais se destacam a Presidente da ATDP – Associação de Taekwondo do Porto, Marlene Soares, o representante da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o Engenheiro Maia Duarte e o Presidente da Federação Portuguesa Taekwondo, José Luís Sousa. O autor foi ainda surpreendido pela presença do seu antigo Mestre, com quem não tinha contacto há vários anos.

Destaque para a intervenção de José Luís Sousa, a mais longa, que se dirigiu à plateia para falar do autor Ismael Vieira enquanto homem e atleta, mas também para passar a mensagem que hoje em dia o Taekwondo é reconhecido por toda a sociedade, fruto sobretudo do trabalho dos Mestres na preparação e captação dos atletas. Depois de reconhecer que “esta é uma grande obra”, anunciou que este livro pela sua qualidade e importância será usado como manual em todos os cursos de treinadores da modalidade. Fechou a sua intervenção, afirmando que 2014 foi talvez o melhor ano de sempre do Taekwondo em Portugal e que acredita no apuramento, em 2015, de alguns atletas para os próximos Jogos Olímpicos.

Coube ao autor as últimas palavras da tarde, aproveitando para revelar que foi a vontade de “fazer justiça aos Mestres que criaram esta arte/desporto”, que o motivou a levar em frente esta sua vontade de colocar “por escrito e não em pdf” a história do Taekwondo. Consciente de que o livro não contém toda a história desta arte marcial, garantiu que os aspetos fundamentais e possíveis fazem parte deste registo.

Para o futuro Ismael Vieira tem já um novo projeto em mente e em resposta ao repto do Presidente da Federação, o qual desafiou o autor a escrever um segundo livro, assumiu a vontade de escrever um novo livro mas desta vez sobre a história do Taekwondo em Portugal, assim que surjam os apoios financeiros necessários.

No ano em que se comemora os 40 anos do Taekwondo em Portugal, este livro foi a “cereja no cimo do bolo”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.