- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

A bandeira axadrezada foi agitada no 2024 Moto2™ e Moto3™ Jerez Test, e a era Pirelli chegou com um estrondo. A caminho da abertura da temporada do Qatar, no topo das tabelas de tempos estão Fermin Aldeguer (Sync SpeedUp) em Moto2™ e Jose Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo) em Moto3™, com recordes de volta não oficiais estabelecidos por ambos os pilotos.

Moto2™
Aron Canet (Fantic Racing) foi o piloto a bater nos dois primeiros dias na Andaluzia, mas o tempo de 1:40,7 do espanhol foi batido no último dia, com a maioria dos pilotos a estabelecerem as suas melhores voltas pessoais. A de Aldeguer foi a mais rápida de todas, mas foi apertada – Joe Roberts (OnlyFans American Racing) ficou a apenas 0,044s de distância na P2, com Manuel Gonzalez (QJMOTOR Gresini Moto2™) a 0,078s em terceiro. Aldeguer e Roberts caíram no último dia, mas isso não impediu o seu progresso, com os três primeiros a efectuarem as suas melhores voltas na última sessão.

No total, sete pilotos rodaram abaixo do recorde de todos os tempos da classe intermédia, 1:40,640, de Canet, no Circuito de Jerez-Angel Nieto, enquanto o pelotão se familiarizava com as novas máquinas e os pneus Pirelli – uma grande mudança para 2024 no Moto2™ e Moto3™.

O vice-campeão de 2023 Tony Arbolino (Elf Marc VDS Racing Team) liderou o caminho durante parte do último dia, mas é P4 no final do jogo para o italiano. A P5 na tabela de tempos combinados foi para Canet, com o quinteto mais rápido a apenas 0,134s de distância, com o Moto2™ a parecer estar novamente muito competitivo. Sem surpresas!

Deniz Öncü, da Red Bull KTM Ajo, terminou os três dias como o estreante mais rápido. O turco assinou 1:41.161 na sexta-feira e ficou a uns impressionantes 0,8s de Aldeguer.

Moto3™
David Alonso (CFMOTO Aspar Team) – tal como Canet – foi o melhor no Dia 1 e no Dia 2, mas o companheiro do segundo ano Rueda assinou um impressionante 1:43.272, dois segundos mais rápido que o recorde de volta de Andrea Migno, na penúltima sessão do teste para subir à P1 da geral. Esse tempo foi 0,043s mais rápido do que o esforço de Alonso no segundo dia, com o espanhol e o colombiano a efectuarem voltas poderosas.

O piloto que mais se aproximou da dupla líder foi Ivan Ortola, que juntamente com o seu colega de equipa da MT Helmets – MSI, Ryusei Yamanaka, assinou um tempo de 1:43.6s no último dia, ficando a 0.4s do esforço de Rueda. A eles juntou-se Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP), com o seu tempo do segundo dia a significar que a estrela holandesa é P5, a pouco mais de meio segundo do topo.

Quanto às honras de melhor estreante, estas foram para Jacob Roulstone, da Red Bull GASGAS Tech3. O australiano registou um tempo de 1:44.538 na quinta-feira, com Luca Lunetta (SIC58 Squadra Corse) a ficar a um pequeno passo do seu homólogo estreante, depois de o italiano ter estabelecido um tempo de 1:44.574 no último dia.

É tudo para os testes de pré-temporada, veja os resultados completos AQUI! Próxima paragem: Qatar. Temos pela frente um ano fascinante tanto no Moto2™ como no Moto3™, e o último capítulo começa muito em breve!

- Pub -

Deixe o seu comentário