foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Numa emocionante Corrida 2 do Campeonato do Mundo FIM Enel MotoE™, que foi, de facto, a primeira corrida de MotoE™ do dia depois de a anterior ter sido adiada, Kevin Zannoni (Openbank Aspar Team) conquistou a vitória perante o seu público e duplicou o seu palmarés. Zannoni aguentou-se depois de um impressionante duelo na última volta com o atual campeão e rival mais próximo no campeonato, Mattia Casadei (LCR E-Team). Ao conquistar o segundo lugar na bandeira axadrezada, Casadei regressou ao pódio depois de uma participação difícil em Barcelona. Atrás, Eric Granado (LCR E-Team) ficou em terceiro, por apenas 0,011s, depois de ter levado a melhor numa luta de vários pilotos pelo último lugar do pódio.
Assim que as luzes se apagaram, Alessandro Zaccone (Tech3 E-Racing) começou por dar o primeiro passo, antes de Zannoni passar de quinto para liderar na Curva 1. Casadei não tardou a mostrar o seu valor, com o #40 a chegar à liderança na terceira volta, com uma manobra ousada em San Donato. A imprimir um ritmo forte, Casadei, Zannoni e Nicholas Spinelli (Tech3 E-Racing) começaram a afastar-se do pelotão, antes de Spinelli ser subitamente forçado a fazer uma defesa milagrosa. Passando a frente por Materassi, Spinelli conseguiu, de alguma forma, colocar a sua máquina de MotoE™ de pé, continuando, embora agora em quinto.
Enquanto os dois primeiros aumentavam ainda mais a distância, Granado, em terceiro, tinha as mãos ocupadas com a luta pelo terceiro lugar a envolver oito pilotos a certa altura.
Na última volta, Casadei aproveitou a Curva 1 – San Donato – para brilhar. Mergulhando por dentro, ele estava à frente, mas um ápice ficou sem efeito, dando a Zannoni espaço suficiente para se esgueirar por dentro de Casadei com uma clássica inversão de marcha. Zannoni então, tal como fez em Barcelona, fez uma última volta perfeita. Frio, calmo e controlado sob pressão, o mais recente vencedor de corrida do MotoE™ coroou-se a si próprio como o mais recente vencedor do MotoE™.
Mas quando os aplausos começaram a rolar para o vencedor Zannoni, todas as atenções se viraram para uma incrível corrida de arrancada até à linha de meta. Com os cotovelos a baterem à medida que a linha de meta se aproximava, Granado e o veterano Massimo Roccoli (Ongetta SIC58 Squadra Corse) estavam presos numa meta fotográfica, com o brasileiro a bater Roccoli na linha de meta. Apesar da desilusão de ter perdido o pódio, o quarto lugar é o melhor resultado de Roccoli no MotoE™.
Atrás, os pilotos chegaram a bom ritmo, com o 12º classificado Jordi Torres a menos de 2,4 segundos de Granado em terceiro. Andrea Mantovani (KILNT Forward Factory Team) completou os cinco primeiros, com o pole Alessandro Zaccone (Tech3 E-Racing) em sexto, mesmo à frente da brilhante prestação de Matteo Ferrari (Felo Gresini MotoE) em sétimo. Mais abaixo na ordem, o terceiro no campeonato Oscar Gutierrez (Axxis-MSI) apenas conseguiu o 10º lugar, logo atrás de Spinelli, que estava a desvanecer-se, em nono.
Resultados corrida 1 Resultados corrida 2 Classificação Geral MotoE™