- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

A classificação do Campeonato do Mundo FIM Enel MotoE™ pode sofrer grandes alterações no sábado, com a qualificação a definir o cenário para dois confrontos clássicos em Silverstone. Eric Granado (LCR E-Team) vai largar da sua primeira pole da época depois de ter navegado num Q2 de partida-paragem interrompido por uma Bandeira Vermelha, com Mattia Casadei (HP Pons Los40) e Hector Garzo (Dynavolt Intact GP MotoE™) a juntarem-se a ele na primeira linha.

As quedas do líder Jordi Torres (Openbank Aspar Team) e do seu mais direto adversário Matteo Ferrari (Felo Gresini MotoE™) – os pilotos estão bem – fazem com que partam da terceira linha, e Ferrari também tem uma penalização de Volta Longa para a Corrida 1 depois de a sua queda ter ocorrido sob bandeiras amarelas devido ao incidente com Torres.

Antes de tudo isto, foram Casadei e Andrea Mantovani (RNF MotoE™ Team) que passaram de uma Q1 mais calma, mas o drama chegou à Q2 quando a queda de Torres o fez perder a oportunidade de chegar à pole – e cancelar algumas voltas devido às bandeiras amarelas. A Ferrari caiu no incidente que lhe valeu a Longa Volta, o que causou ainda mais drama: como a máquina da Gresini ficou na gravilha, a Bandeira Vermelha foi acionada quando faltavam pouco mais de dois minutos para o final.

Uma vez limpa, foi anunciado que a sessão iria recomeçar durante três minutos, permitindo que os pilotos voltassem a sair para mais uma tentativa. Nem todos o fizeram, mas a sessão chegou a um final frenético com Granado na pole pela primeira vez em 2023, de volta ao topo depois de um início de época mais difícil. Casadei fica em segundo, apesar de ter saído da Q1, e com Garzo em terceiro, são três os pilotos que podem ganhar muito na classificação, uma vez que os dois primeiros começam mais atrás.

- Pub -

Deixe o seu comentário