foto: Sports images/Christian Bourget
CORRIDA 1
Era o dia da decisão do título na última temporada da MotoE – e não decepcionou! Os fãs assistiram a duas corridas emocionantes no GP de Portugal, onde Alessandro Zaccone (Aruba Cloud MotoE Team) conquistou o título da categoria elétrica em Portimão.
Chegando como líder do campeonato, o italiano não poderia ter pedido um início melhor, convertendo a pole position numa vitória disputada na Corrida 1, à frente de Eric Granado (LCR E-Team) e Jacopo Hosciuc (MSI Racing Team). Esse triunfo deu-lhe uma vantagem confortável de 17 pontos antes da segunda corrida do dia. Assista à corrida completa abaixo!
CORRIDA 2
Com o título ao alcance, a missão era simples: terminar em 7.º lugar ou melhor. No final, uma corrida tranquila até ao quarto lugar foi suficiente para Zaccone selar o acordo e garantir a coroa. Na frente, Mattia Casadei (LCR E-Team) pressionou forte para manter vivas as suas esperanças de título, mas Oscar Gutierrez (MSI Racing Team) conquistou a vitória por apenas 0,098s, enquanto os dois se empurravam até ao limite.
Nicholas Spinelli (Rivacold Snipers Team MotoE) completou o pódio após um drama no grupo, incluindo uma penalidade de tempo equivalente a uma volta longa para Matteo Ferrari (Felo Gresini MotoE) por causar um acidente e um acidente para Eric Granado (LCR E-Team).
Da competição nacional italiana a causar impacto na Supersport em 2016, Zaccone passou para o Campeonato Europeu de Moto2 em 2018, progredindo dos cinco primeiros lugares para a sua primeira vitória na sua segunda temporada. Nesse ano, terminou em terceiro lugar, repetindo o feito no ano seguinte, mas depois de uma verdadeira corrida no topo, vencendo três corridas e terminando fora do pódio apenas duas vezes.
A sua estreia na MotoE aconteceu no segundo ano, em 2020, e ele conquistou a sua primeira vitória numa corrida elétrica no ano seguinte, lutando pelo título até a última rodada, antes de uma lesão o afastar das pistas. Ele mudou-se para a Moto2 em 2022 e conquistou pontos várias vezes, mas voltou para a MotoE em 2023, quando a competição passou a usar motos Ducati.
Uma temporada sólida lançou as bases para mais um ano na frente em 2024, com Zaccone a conquistar vários pódios e a regressar às vitórias. Em 2025, vários resultados entre os cinco primeiros, duas vitórias e mais dois pódios revelaram a consistência necessária para conquistar o título – e ele manteve a calma até ao fim para se tornar o Campeão Mundial de MotoE de 2025 em grande estilo.

































