foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
A Trackhouse Racing MotoGP™ escolheu um local no telhado de Hollywood para apresentar os seus pilotos, Miguel Oliveira e Raul Fernandez, pela primeira vez com as cores da Trackhouse.
A Trackhouse Racing MotoGP™ dirigiu-se para o sul da Califórnia e para as brilhantes luzes de Los Angeles para mostrar ao mundo o primeiro esquema de cores das suas motos Aprilia RS-GP perante uma multidão selecionada de lendas das corridas americanas e da elite da indústria.
O proprietário do Trackhouse Entertainment Group, Justin Marks, anunciou, em dezembro de 2023, que a sua organização irá colocar em campo uma equipa do Campeonato do Mundo de MotoGP™ em 2024, um movimento que expande o seu alcance no mundo global dos desportos motorizados e se baseia no seu sucesso na série NASCAR. Apenas seis semanas depois, a equipa está a abrir as cortinas do seu design de abertura da época com duas das suas motos protótipo Aprilia MotoGP™ e a apresentar Miguel Oliveira e Raul Fernandez com as cores da equipa.
Evocando um forte tema americano nas suas cores, a equipa pretende representar o próximo capítulo da longa e bem sucedida relação dos EUA com a classe rainha das corridas de estrada – lendas como Kenny Roberts, Freddie Spencer, Eddie Lawson, Wayne Rainey, Randy Mamola, John Kocinski, Kenny Roberts Jr. e o grande Nicky Hayden, todos eles abriram um caminho que a Trackhouse procura continuar.
Uma forte visão partilhada para o desenvolvimento do desempenho em pista reflecte a cultura da Trackhouse centrada no campeonato, que se estende à sua abordagem vibrante e dinâmica na NASCAR. Juntamente com a Aprilia Racing e a sua empresa-mãe, o Grupo Piaggio, procuram desbloquear oportunidades de grande alcance em todo o mundo.
No centro de qualquer equipa de competição estão os seus pilotos e a Trackhouse entra na sua primeira época no Campeonato do Mundo com um alinhamento forte e equilibrado.
O #88 Miguel Oliveira junta-se à equipa Trackhouse Racing MotoGP™ como uma estrela estabelecida do MotoGP™. Marcou-se para o futuro sucesso em Portugal desde os seus primeiros dias em pista e tem mostrado o seu prodigioso talento e inteligência ao longo das batalhas de Campeonato que travou na sua carreira até à data no palco mundial. As suas cinco vitórias em corridas desde que chegou à categoria rainha marcaram-no como um homem a observar, especialmente quando pode correr ao seu próprio ritmo ou quando a chuva cai. A época de 2023 foi interrompida por lesões sofridas em grande parte sem culpa própria e, por isso, 2024 será uma época em que terá de se manter em forma, trabalhar para encontrar o ponto ideal com a nova Aprilia RS-GP e fazer valer o seu ritmo comprovado ao longo do ano.
Miguel Oliveira (Trackhouse Racing MotoGP™): “Estou obviamente muito feliz por estar nos EUA a lançar esta equipa americana no MotoGP™. É um grande prazer fazer parte da família Trackhouse. Mal posso esperar para começar a nova época, com novas cores, cores excitantes, muito atrevidas e competitivas. Mal posso esperar para subir para a nova mota durante o teste dentro de alguns dias e começar a época.”
O #25 Raul Fernandez chega à Trackhouse Team como um dos mais jovens e mais excitantes pilotos do Campeonato do Mundo de MotoGP™. Desde os 11 anos de idade, quando aprendeu as primeiras técnicas de corrida nas pistas à volta de Madrid, que ele tem sido “um para ver”. Nenhum estreante abalou a classe intermédia de Moto2™ como Raul em 2021, quando arrasou o campo com oito vitórias e só perdeu a coroa do Campeonato no seu ano de estreia, uma lesão impediu-o de garantir pontos vitais no final da campanha. 2023 terminou em força com um top 5 na corrida final e 2024 será um ano em que Raul procurará imprimir a sua velocidade nas tabelas de tempos desde a corrida de abertura no Qatar até à ronda final em Valência.
Raul Fernandez (Trackhouse Racing MotoGP™): “Hoje viram a nossa pintura para este ano. Para mim é muito bonita e é uma grande oportunidade para mostrar a bandeira americana. Penso que é fantástico que a América tenha uma equipa de MotoGP™, por isso para mim é um enorme prazer estar aqui e mostrar esta bandeira. Gosto muito dos EUA e do seu povo. A apresentação foi fantástica. Estar aqui em Los Angeles é um sonho! Estou muito feliz e tenho um ótimo feeling para esta temporada. Acho que vou gostar muito. Vemo-nos na pista!”
O Trackhouse Entertainment Group é proprietário da equipa NASCAR da Trackhouse Racing, que opera a partir de Concord, Carolina do Norte. Depois de ter uma carreira de piloto a tempo inteiro em carros desportivos e na NASCAR, Justin Marks fundou a Trackhouse Racing em 2020 e começou a colocar Chevrolets na NASCAR Cup Series em 2021.
A nova equipa tem tido sucesso na pista. Daniel Suárez se tornou o primeiro piloto mexicano a vencer uma corrida da Cup Series quando visitou a pista da vitória em 2022, o neozelandês e tricampeão do Supercar Shane van Gisbergen venceu em Chicago em sua corrida de estreia na Copa em 2 de julho e o americano Ross Chastain terminou em segundo lugar na classificação em 2022 e obteve quatro vitórias, incluindo o final da temporada da Cup Series de 2023.
A Marks trouxe o campeão de Fórmula 1 de 2007, Kimi Raikkonen, para a NASCAR e para a Trackhouse Racing em 2022 e 2023, como parte do programa PROJECT91 da equipa, criado para dar às estrelas internacionais uma oportunidade de competir no desporto. Foi o mesmo programa que levou à vitória de van Gisbergen em Chicago.
Fora da pista, a Trackhouse Racing, enquanto marca, provou ser uma equipa moderna e orientada para o marketing, reimaginando a forma como o desporto é apresentado aos seus fãs, parceiros dos meios de comunicação social e patrocinadores. Trouxe a superestrela internacional do mundo do entretenimento Pitbull como parceiro da equipa, criou um novo estilo de vestuário para a equipa, aumentou a presença digital junto dos fãs e criou entretenimento ao vivo nas pistas de corridas ao longo da época.
Justin Marks (fundador e proprietário da Trackhouse Racing): “Este arranque é um momento incrível. É a combinação de uma quantidade incrível de trabalho que todos na Trackhouse, MotoGP™ e Aprilia juntaram num período de tempo muito curto para fazer acontecer um pouco de magia. Basicamente, no espaço de dois ou três meses, criámos uma equipa de MotoGP™, pronta para competir e para ser capaz de fazer algo fantástico na pista. Temos um grupo de pessoas que são todas muito, muito talentosas e apaixonadas pela época que temos pela frente. Também é especial, porque somos uma equipa americana. Somos uma marca global, mas uma empresa americana e poder celebrar a formação desta equipa e estrear estas motos incríveis numa cidade americana emblemática como Hollywood é realmente uma coisa muito especial. Estou ansioso pelo início da próxima época.
Não sabemos bem o que esperar, penso eu, no que diz respeito ao desempenho na pista. Tudo o que sei é que temos um ótimo conjunto de recursos com a Aprilia, ótimas pessoas e pilotos muito, muito motivados, saudáveis e felizes. Normalmente, isso é igual a velocidade neste tipo de desporto, por isso vai ser uma grande experiência de aprendizagem para mim e para a Trackhouse Racing, que está habituada a trabalhar na Nascar, mas temos um grupo de pessoas com muita experiência no MotoGP™, dois grandes pilotos, um grupo de grandes mecânicos e parceiros incríveis na Aprilia. Por isso, acho que o céu é o limite para esta equipa.”
Os principais parceiros que se juntam à Trackhouse Racing no Campeonato do Mundo de MotoGP™ são a Aprilia Racing – o departamento de corridas do Grupo Piaggio, a Sterilgrada Alimenti – pioneira na produção de bebidas e alimentos à base de leite e fruta, e a GoPro – que revolucionou o mundo do vídeo pessoal e tem impulsionado a partilha de experiências desde então.
Após a apresentação em Los Angeles, a Trackhouse Racing MotoGP™ Team desloca-se para Sepang, na Malásia, para o seu primeiro teste antes da abertura do Campeonato do Mundo de MotoGP™ no Qatar, de 8 a 10 de março.