Carmelo Ezpeleta (Dorna Sports CEO) concedeu uma entrevista ao site motogp.com onde anunciou os calendários das corridas de MotoGP™ e MotoE™ que condicionados pela pandemia Covid-19, se realizarão sem espectadores, apenas na Europa e, terão lugar em Espanha, Itália, Republica Checa e Áustria, até ver…
MGP: O que nos tem a dizer sobre o calendário?
“Foi um trabalho árduo do nosso lado e do lado dos promotores, finalmente conseguimos estas datas. Depois de aprovado o protocolo, podemos finamente propor este calendário. Em princípio, temos alguns circuitos onde repetiremos as corridas na semana seguinte, por ser mais fácil de controlar a manutenção do protocolo e, outros onde teremos apenas uma corrida.
Quando nos deparamos com o problema da pandemia, pensamos em fazer no mínimo 13 corridas mas, se for possível sair da Europa, poderão ser mais. As corridas fora da Europa precisam ainda de ser confirmadas o que terá de acontecer até ao final de Julho.
Já temos acordo com os fabricantes e com as equipas para terminar o campeonato no máximo a 13 de dezembro, o que significa que temos de decidir quais as corridas a fazer e se todas forem possíveis definir depois, quais as que se realizaram fora da Europa. É algo que colocaremos no calendário como proposta e decidiremos até o final de julho. ”
MGP: Estamos então, à espera para ver como a pandemia evolui, para obter autorizações das autoridades para as quatro últimas corridas no final do ano?
“Precisamos de esperar porque, como comentamos antes, para fazer corridas fora da Europa, é necessário fazê-lo com os espectadores. Continuamos a aguardar o desenvolvimento de medidas de saúde, nos Estados Unidos, Argentina, Malásia e Tailândia, e depois veremos as que serão possíveis de incluir no calendário. ”
MGP: A temporada poderá assim potencialmente, terminar na Malásia?
“Vamos ver. É uma possibilidade, mas todas as corridas fora da Europa estão suspensas. Se não houver corridas fora da Europa, o campeonato terminará como todos os anos em Valência. Caso contrário, depende de quais corridas poderemos incluir no campeonato, mas a Malásia é uma possibilidade, sim. ”
MGP: Que mais nos pode dizer sobre o protocolo nas corridas?
“O protocolo é o tema mais difícil que temos. Se a situação melhorar, poderá haver algumas mudanças, mas sempre de acordo com as autoridades que é igual para todos, desde as equipas até à FIM.”
MGP: Também foi anunciado o calendário do MotoE ™…”
Sim. Serão cinco corridas: duas em Jerez, duas em Misano e uma em França. As provas de Misano e de Le Mans terão duas corridas no mesmo fim de semana.
MGP:” Alguma mensagem para o paddock?
“Desejo a todos a melhor temporada possível. O mais importante é que todos cuidem da sua saúde e, como sempre, desejamos a todos uma temporada feliz, sem acidentes! ”
Faça o download em baixo dos calendários de 2020