foto: Sports images/Christian Bourget
Mugello costuma proporcionar momentos mágicos e, em 2025, não deixou de surpreender. Algumas das melhores voltas iniciais de todos os tempos viram os três pesos pesados na liderança da corrida pelo título disputarem lado a lado uma largada épica no GP da Itália da Brembo. Tendo de trabalhar arduamente para conquistar a 93.ª vitória em todas as classes, mas garantindo-a mesmo assim e levando a Ducati à vitória em casa, Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) defendeu-se de Alex Márquez (BK8 Gresini Racing MotoGP) e Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), enquanto uma partida tardia de Fabio Di Giannantonio o levou a roubar o terceiro lugar a Pecco na penúltima volta.
A melhor partida em qualquer GP em 2025… até agora!
Quando as luzes se apagaram, foi uma corrida de arrancada entre Marc Márquez e Bagnaia em direção a San Donato pela primeira vez, inicialmente indo para o #93 antes de seu companheiro de equipa voltar com tudo na Curva 2 e liderar a primeira volta do Grande Prémio em casa. Na segunda volta, foi um confronto direto – a batalha que todos esperávamos para 2025 ganhou vida. Marc Márquez voltou à frente na curva 1 e manteve a posição à frente do seu companheiro de equipa, que até tentou na curva 6, mas pensou melhor. Na volta 3, foi a vez de Bagnaia retaliar na curva 1, mas o #93 passou por baixo do seu companheiro de equipa, apenas para o #63 recuperar a liderança na curva 2. Marc Márquez recuperou duas curvas depois, mas Pecco ainda não tinha desistido, tentando fazer uma curva apertada na curva 5. Mas lá, ele tocou na traseira da Ducati nº 93 à sua frente, permitindo que Alex Márquez passasse e caísse para a terceira posição.
A quarta volta foi igualmente explosiva, com Bagnaia a recuperar o segundo lugar na Curva 1 antes de atacar Marc Márquez imediatamente na Curva 2, numa repetição da sua manobra anterior. Ele conseguiu manter a posição e liderou até Marc Márquez tentar novamente na Curva 1, mas acabou por entrar muito fundo. Bagnaia voltou a ultrapassar e manteve o #93 atrás durante o resto da volta, até que quase tudo se desfez para o #63 na última curva, forçando-o a uma incrível recuperação da dianteira.
Ele permaneceu na corrida, mas caiu para segundo, o que permitiu a Alex Márquez subir para a segunda posição, atrás das duas motos de fábrica. Em San Donato, Alex Márquez assumiu a liderança por um breve momento, mas Bagnaia recuperou a posição, antes que o nº 73 atacasse na curva 3 para assumir a liderança. A partir daí, ele acelerou a fundo, abrindo uma boa vantagem sobre a Gresini quase imediatamente.
Marc Márquez assume a liderança enquanto Viñales e Morbidelli se chocam
Na volta 7, o #93 atacou novamente, desta vez voltando para a P2, enquanto Bagnaia foi forçado a assumir a terceira posição por enquanto. Duas voltas depois, Marc Márquez atacou a liderança, reduzindo a vantagem do irmão e atacando.
Atrás, houve um grande drama na batalha pelo quarto lugar, e potencialmente o que poderia ter sido a batalha pelo pódio. Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3) foi eliminado por Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) quando o italiano fez contacto ao passar, marcando o fim do GP da Itália de Viñales e deixando um sabor amargo após uma forte corrida. Morbidelli recebeu uma penalidade de volta longa, que ele também cumpriu incorretamente e, portanto, recebeu outra. Isso promoveu o seu companheiro de equipa Fabio Di Giannantonio para o quarto lugar, o que teria consequências.
Mais azar atingiu a pista, desta vez para Jack Miller (Prima Pramac Yamaha MotoGP), que abandonou com um problema na embraiagem. Entretanto, o Grande Prémio de Morbidelli, após duas Long Laps, era agora uma batalha com Raul Fernandez (Trackhouse MotoGP Team), com o espanhol a ter o seu fim de semana mais forte da temporada. Mais à frente, o colega da Aprilia, Marco Bezzecchi (Aprilia Racing), conseguiu chegar ao top 5 em meio aos incidentes à sua frente, enquanto a batalha entre os melhores da KTM agora era entre Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) e o companheiro de equipa Pedro Acosta, algo que acabou a favor de Acosta a cinco voltas do final na Curva 1.
Logo atrás da batalha toda laranja, o Grande Prémio de Ai Ogura (Trackhouse Racing MotoGP) também foi digno de nota, passando da 21ª posição no grid para o top 10 a quatro voltas do final, em seu retorno após lesão. Caindo do top 10 em um final complicado do GP, não foi o domingo que Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) sonhou.
De volta à disputa pelo pódio, com os irmãos Marc e Alex agora em P1 e P2, respectivamente, foi uma corrida brilhante de Di Giannantonio para decidir o último lugar no pódio. Com uma reviravolta tardia no ritmo, o #49 conseguiu alcançar Bagnaia, que estava com dificuldades, e ultrapassá-lo na curva 6. Ele também não desistiu do segundo lugar, perseguindo o #73 e ficando apenas um pouco atrás. Quando Marc Marquez cruzou a linha de chegada para conquistar a incrível 93ª vitória em todas as classes, Alex Marquez ficou em segundo lugar por uma questão de metros, enquanto Diggia foi forçado a parar em terceiro.
Bagnaia ficou em quarto lugar depois de algumas voltas impressionantes no início, mas ficou aquém nas últimas voltas, um resultado difícil para o herói local tão condecorado. O seu compatriota Bezzecchi ficou em quinto lugar pela Aprilia Racing também em casa, à frente de Morbidelli em sexto lugar depois das suas aventuras.
Foi o melhor resultado conjunto de 2025 para Fernandez em sétimo, e após o abandono de Viñales, Acosta venceu a batalha pela honra da KTM à frente do companheiro de equipa Binder, com Ogura a completar o top 10. Joan Mir (Honda HRC Castrol) garantiu o 11.º lugar, enquanto Fermin Aldeguer (BK8 Gresini Racing MotoGP) recuperou para o 12.º lugar após um momento de suspense na Curva 1 na terceira volta, que o enviou para o fim do pelotão. Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha MotoGP) foi o melhor da Yamaha em 13.º lugar, enquanto Quartararo, que caiu de 4.º para o 14.º lugar, teve dificuldades, ficando uma posição à frente do seu companheiro de equipa Alex Rins.
Resultados Corrida MotoGP™ Classificação Geral MotoGP™