- Pub -
foto: Sports images/Christian Bourget

Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) tornou-se o primeiro piloto a atingir os três dígitos e conquistar 100 pole positions em todas as classes, depois de vencer por pouco o seu companheiro de equipa Francesco Bagnaia na P1 da manhã de sábado no Grande Prémio da Itália Brembo. O recorde histórico de Márquez, com 1:44.169, foi apenas 0,059s mais rápido do que o melhor tempo de Bagnaia, enquanto Alex Márquez (BK8 Gresini Racing MotoGP) conquistou um lugar na primeira fila, ficando a apenas um décimo da pole numa memorável Q2 em Mugello.

Q1: Aldeguer e Fernandez conquistam vagas na Q2
O tempo de referência inicial na Q1 foi estabelecido por Raul Fernandez, da Trackhouse Racing MotoGP, com 1:45.214, e o espanhol foi um pouco mais rápido novamente na sua segunda volta, liderando Fermin Aldeguer (BK8 Gresini Racing MotoGP) por 0,256s.

Na segunda volta, porém, o ritmo de Fernandez foi superado quando Aldeguer mergulhou nos 1:44 com um tempo de 1:44.894, uma volta boa o suficiente para colocar o rookie 0,264s à frente da estrela da Trackhouse. Johann Zarco (CASTROL Honda LCR) também melhorou o seu tempo, ficando 0,027s atrás de Fernandez, antes de Jack Miller (Prima Pramac Yamaha MotoGP) subir para o segundo lugar, relegando Fernandez para o terceiro lugar por 0,007s. Será que alguém conseguiria responder nas suas últimas tentativas? Fernandez estava a dar o seu melhor e, como era de se esperar, por 0,014s, o #25 tirou o australiano do top 2. Não poderia ter sido mais apertado do que isso. Decepção no final para a Prima Pramac e Miller, alegria para a Trackhouse e Fernandez.

Q2: Luta fascinante pela pole
Depois de uma pausa, a Q2 da MotoGP iluminou as colinas da Toscana. E a primeira volta de Marc Márquez foi de 1:44.500 – um novo recorde histórico. Não foi um mau começo para a qualificação do #93, já que Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) ficou algumas décimas atrás, ocupando a segunda posição inicial. Mas esse segundo lugar passou então para Bagnaia, já que o vencedor do GP da Itália de 2022, 2023 e 2024 ficou a apenas 0,048s do tempo do seu companheiro de equipa, com Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) a ocupar o terceiro lugar.

Isso empurrou Quartararo para a quarta posição provisória, Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) ficou em quinto lugar e a primeira participação real de Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3) na Q2 viu Top Gun marcar 1:44.915 e ficar em sexto lugar, enquanto nos preparávamos para a segunda série de ataques de tempo em Mugello.

E, como de costume, os ecrãs de cronometragem estavam cheios de laranja e vermelho. O terceiro setor de Quartararo foi incrível, El Diablo foi mais de três décimos mais rápido que o tempo de Marc Marquez e, embora não tenha mantido essa vantagem até a linha, a estrela da Yamaha tirou a pole provisória da Ducati.

Bagnaia então deu a sua opinião. Um belo 1:44.228 levou o herói da casa ao primeiro lugar, Alex Márquez chegou perto e ficou em segundo, antes de Marc Márquez recuperar o primeiro lugar por 0.059s. Este era um ritmo sério. Alguém conseguiria melhorar o tempo com pouco mais de um minuto para o final?

Viñales não estava muito longe a três quartos da sua última tentativa, mas não foi suficiente para ver o piloto da Tech3 saltar para a primeira fila. Foi P5 para o líder dos treinos, e essa foi a melhoria final da sessão, o que significou que Marc Márquez conquistou a 100ª pole position da sua carreira. Que conquista! Bagnaia e Alex Márquez compõem a primeira fila, separados por 0,083s. Que bela configuração para o Tissot Sprint e o Grande Prémio!

Como ficam as quatro primeiras filas para o GP da Itália
Lutando contra a dor, Quartararo lidera a segunda fila, à frente de Viñales e Morbidelli, enquanto Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) conquista o sétimo lugar no grid em casa. Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory Racing) largou da 8ª posição, Alex Rins (Monster Energy Yamaha MotoGP) busca pontos na Sprint da 9ª posição, enquanto a quarta fila é composta por Marco Bezzecchi (Aprilia Racing), Fernandez e Aldeguer.

Grelha de Partida MotoGP™

- Pub -

Deixe o seu comentário