foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) fechou um fim de semana perfeito no CryptoDATA Motorrad Grand Prix von Österreich com uma prestação imbatível na corrida de MotoGP™ de domingo, elevando para meio século o número de pódios em Grandes Prémios do atual Campeão do Mundo. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) aguentou-se no início da corrida enquanto perseguia a glória da KTM, mas foi forçado a contentar-se com o segundo lugar – ainda assim, há muito com que se congratular para a fábrica de Mattighofen. Depois do azar de sábado, Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team) recuperou da desilusão do Tissot Sprint para subir à tribuna em terceiro.
Simplesmente imparável
Tal como fez no Tissot Sprint, Bagnaia arrancou de forma incrível para fazer o holeshot à frente de Binder. Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) arrancou bem – e como de costume – para se lançar para a P3, enquanto Maverick Viñales (Aprilia Racing) voltou a andar para trás. Não foi uma péssima saída do ‘Top Gun’, mas Viñales foi depois abalroado na Curva 1, com Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team) e Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP™) a ganharem lugares.
Bagnaia e Binder rapidamente ficaram um segundo à frente dos perseguidores, com o # 33 seguindo o campeão mundial. Chegou perto. A volta 4 viu Jorge Martin (Prima Pramac Racing) fazer a volta longa, e perder a esperança do título, enquanto Binder perseguia Pecco na frente. Alex Marquez então ultrapassou Miller para P3 no final da volta 4, mas enfrentou uma diferença de 1,7s para Pecco e Binder, com Bezzecchi e o companheiro de equipe Mooney VR46 Marini rapidamente despachando o australiano também.
Quando a corrida terminou, Binder meio meio segundo atrás de Bagnaia quando ‘Mapping 2’ apareceu no painel do sul-africano. Enquanto isso, na luta pelo P3, Alex Marquez segurava Bezzecchi quando entramos na volta 11, com o bicampeão mundial ainda a 1,7s de Binder no P2.
A 15 voltas do fim, a vantagem de Pecco subiu para um segundo pela primeira vez. A vantagem aumentou para 1,2s na volta 17 de 28, com Bezzecchi a continuar a perseguir Alex Marquez. Marini era um seguro P5, com Viñales a dois segundos de distância, em P6, enquanto a recuperação de Martin o colocava numa louvável P7 a 12 voltas do fim.
Conseguiria Binder reduzir a diferença? Duas voltas cruciais foram feitas pelo líder #1 da corrida para nos dar a resposta. A 10 voltas do fim, a vantagem de Pecco era de 2,5s. No entanto, a batalha pelo último lugar do pódio estava ao rubro, com Bezzecchi a tentar fazer uma ultrapassagem na Curva 1, mas o espanhol conseguiu passar na reta da meta. Entretanto, Marini tinha conseguido apanhar a dupla da Ducati para se juntar à batalha da tribuna.
Na frente, Bagnaia estava numa liga própria. O #1 provou porque é que usa aquele número especial na frente da sua Bologna bullet vermelha, com Bagnaia a conquistar a vitória e a fazer uma tripla pole, Tissot Sprint e Grande Prémio no Red Bull Ring. São 50 pódios na carreira para o italiano, enquanto Binder leva a sua KTM para casa em P2 para fechar um fim de semana muito forte no território do fabricante austríaco. Bezzecchi recuperou muito bem para estar na tribuna depois da desilusão de sábado.Bezzecchi fez uma manobra na Curva 9, a sete voltas do final, e o italiano começou imediatamente a abrir uma distância para tornar a sua perseguição ao pódio muito mais confortável. Marini conseguiu passar Alex Marquez a três voltas do fim, mas nessa altura Bezzecchi já tinha 1,7s no bolso de trás.
Em posições pontuáveis
O ritmo de Marini no final da corrida foi soberbo e o italiano cruzou a linha de meta em P4 depois de levar a melhor sobre Alex Marquez, que completou os cinco primeiros. Viñales terminou em P6 depois de um início dececionante e Martin recuperou terreno, mas vai deixar a Estíria desapontado com a P7.
Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) fez um ataque tardio para passar Aleix Espargaro (Aprilia Racing) para oitavo, e Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) completou o Top 10.
Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha MotoGP™) acabou por levar a melhor sobre Marc Marquez (Repsol Honda Team) para P11, e este último ficou em P12, mas soma pontos e termina uma corrida de GP pela primeira vez em 301 dias. Johann Zarco (Prima Pramac Racing) foi o próximo depois de um fim de semana difícil, mas com algumas manchetes, com Augusto Fernandez (GASGAS Factory Racing Tech3) e Miller, depois de terem ficado para trás durante toda a corrida, a levarem para casa os pontos finais. Pol Espargaro (GASGAS Factory Racing Tech3) também esteve na luta, mas teve de fazer uma Long Lap no final devido aos limites da pista.
Próxima paragem: Barcelona
Depois de um fim de semana perfeito na Áustria, Bagnaia lidera o Campeonato com 62 pontos de vantagem sobre Martin a caminho do GP da Catalunha. Conseguirá o pelotão de perseguição travar a investida do Campeão do Mundo em Barcelona? Vamos descobrir dentro de duas semanas!