- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

A Red Bull KTM Factory Racing proporcionou aos fãs da casa um dia memorável no CryptoDATA Motorrad Grand Prix von Österreich, com Brad Binder a levar a sua KTM RC16 ao estatuto de vice-campeão num Red Bull Ring repleto de pilotos. Jack Miller classificou-se em 15º com o MotoGP 2023 a chegar a meio da época e a KTM brindou à sua 100ª vitória no Moto3™.

  • Quase 94.000 fãs encheram as bancadas no dia da corrida na Áustria, com a décima ronda do MotoGP a ter lugar no apertado e exigente Red Bull Ring.
  • Brad Binder segue o seu 2º lugar no Sprint de Sábado com uma repetição na classificação do Grande Prémio e a sua terceira presença no pódio esta época. O sul-africano está em 4º lugar no campeonato.
  • Miller, mais uma vez, mostra que é um “rei” inicial do MotoGP e desafia os três primeiros com uma competitividade melhorada, mas tem problemas de tração e fica com o último ponto do GP.
  • Deniz Öncü rouba um espetáculo emocionante em Moto3, com a KTM a fazer 1-2 e a atingir um marco histórico, enquanto Pedro Acosta corre para o 2º lugar em Moto2 depois de arrancar da sua terceira Pole Position do ano.

Entrada na Q2, as duas primeiras filas da grelha de partida, um pódio Sprint e tempos por volta mais rápidos em comparação com 2022: o entusiasmo e as esperanças acumuladas em torno da Red Bull KTM Factory Racing antes da corrida de MotoGP de 28 voltas na tarde de domingo, e com uma assistência que se deliciou com as condições de verão para o último episódio do campeonato.

Como é habitual, tanto Brad Binder como Jack Miller assumiram as posições de liderança desde o início. Miller lutou por um lugar entre os cinco primeiros, mas começou a sofrer com a tração traseira e voltou a cair nas garras dos seus perseguidores. Binder recuperou a liderança atrás do líder Francesco Bagnaia e manteve-se perto do italiano durante quase metade da corrida. Quando o sul-africano também começou a perder aderência traseira, teve de ceder segundos, mas rodou com segurança para conseguir o seu segundo Prosecco do fim de semana, o terceiro da época, igualar o seu PB de 2023 até à data e ficar a 23 pontos dos três primeiros na classificação do campeonato. Jack chegou à meta em 15º. A Red Bull KTM está em 4º lugar na tabela de equipas e a empresa é o 2º melhor construtor.

Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing)-P2: “Sabia desde ontem que estávamos à procura de aderência, mas fiz tudo o que podia; proteger onde podia e forçar onde podia nos travões. Tentei mantê-lo [Francesco Bagnaia] honesto na primeira metade da corrida, mas houve um momento em que a aderência traseira disse “adeus…” e eu sabia que tinha de ser inteligente e trazer a moto para casa. A equipa deu mais um grande passo de ontem para hoje e consegui travar muito mais tarde e com muito mais força. Ainda temos um pouco de trabalho pela frente, mas não tenho palavras para lhes agradecer. É fantástico estar no pódio duas vezes aqui na Áustria e no seu Grande Prémio em casa.”

Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing)-P15: “Comecei bem a corrida e tentei não matar o pneu nas primeiras voltas. Queria aumentar a temperatura o mais suavemente possível. Mas não foi o que aconteceu. Reparei que não tinha a aderência necessária, por isso tentei gerir da melhor forma possível o estilo de condução e tudo o resto. Penso que o mais importante para nós é dar um passo atrás, voltar à nossa antiga configuração e talvez encontrar uma direção um pouco diferente para trabalhar”.

Deniz Öncü ( Red Bull KTM Ajo): “O ritmo de corrida não era mau, mas fiz uma saída muito boa na última curva e sabia que ia ser forte nos travões quando entrasse. Tive de ser muito descontraído, paciente e inteligente. Foi uma boa corrida, com muitas ultrapassagens e, no final, o mais inteligente – não o mais rápido – ganhou. Os meus amigos em 2º e 3º foram muito rápidos hoje. Foi difícil. A minha equipa trabalhou muito bem para garantir que éramos competitivos”.

Francesco Guidotti (Diretor de Equipa da Red Bull KTM): “Mais um bom resultado para o Brad e um segundo pódio aqui. De momento não conseguimos apanhar o campeão do mundo que está na sua melhor forma, mas o Brad lutou como um leão, como sempre. O segundo lugar foi conquistado com dificuldade porque as condições eram difíceis, mas ele geriu a corrida muito bem. Mais um tijolo na construção do nosso futuro. Estamos muito confiantes depois dos últimos Grandes Prémios. Com o Jack voltámos a sofrer na segunda metade da corrida e temos de perceber o que se está a passar e como o podemos ajudar, porque ele não consegue correr como quer. Ele pode ser melhor e temos de o ajudar a atingir esse potencial. Vamos apreciar o nosso pódio de hoje, mas vamos olhar para a décima primeira ronda e para os próximos GPs para mais.”

 

- Pub -

Deixe o seu comentário