- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

A primeira Conferência de Imprensa de quinta-feira do espetacular Red Bull Ring para o CryptoDATA Motorrad Grand Prix von Österreich, foi composta por Francesco Bagnaia  Jorge Martin, Brad Binder  e Aleix Espargaro (Aprilia Racing).

Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team): “Estou contente por estar aqui, é sempre um ótimo circuito para nós. No ano passado fomos competitivos, tivemos algumas dificuldades durante o fim de semana, mas no domingo sentimo-nos melhor. Por isso, vamos ver, este ano não vai ser fácil porque sabemos o passo que a KTM deu em termos de travagem e aceleração e a Aprilia este ano foi a que mais melhorou. Nas últimas corridas, estiveram no pódio e depois ganharam a última, por isso há muitos pilotos que podem ser competitivos para esta corrida. E também as outras sete Ducatis, por isso vamos ver.”

Esperas lutar pela vitória aqui?
“Sim, sabemos perfeitamente o potencial que a nossa moto tem na travagem, na aceleração e na reta. É sempre importante conquistar o máximo de pontos possível em circunstâncias que são óptimas para nós. Penso que este ano podemos ter uma vantagem nesta pista. A diferença é talvez menor do que noutros anos, mas sinto que, se começarmos bem o fim de semana de corrida, podemos melhorar a situação e ter um bom potencial para lutar pela vitória. Será certamente importante conquistar o máximo de pontos para terminar o fim de semana.”

Jorge Martin (Prima Pramac Racing): “Sem dúvida que é uma das melhores pistas para mim e normalmente sou bastante competitivo. Nunca se sabe, mas de certeza que vou estar a lutar pelos lugares cimeiros. Vai ser um fim de semana interessante, a tentar voltar aos lugares do pódio, porque os últimos dois fins-de-semana para mim foram, sinto que os sábados foram complicados, por isso espero que melhoremos os sábados para estarmos mais prontos no domingo.”

O que é que o Red Bull Ring tem de especial para ti?
“As curvas stop and go são muito boas para mim, mas também no terceiro sector sou bastante competitivo. Parece que tudo é mais fácil aqui. No ano passado, tive dificuldades com a moto, mas consegui lutar com o Jack pelo lugar no pódio, mesmo que a minha corrida tenha sido difícil, por isso sinto que este fim de semana vai ser um pouco melhor.”

É preciso um grande fim de semana?
“Não se trata apenas de um fim de semana, mas de muitos fins-de-semana para o resto da época. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas sinto-me competitivo. Não houve nenhuma pista em que eu tenha sido lento, isto é importante, e espero conseguir manter esta consistência durante a época e espero poder lutar pela vitória aqui.

Qual é a tua corrida preferida aqui?
“Sim, a minha também foi em 2021, porque me lembro de entrar na última curva… Pensei que toda a gente tinha parado e que eu ainda estava em segundo. Depois vi a minha placa das boxes e estava em 11º na última volta e acabei no pódio. A última volta foi como jogar bowling!”

Sentes mais pressão aqui?
Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing): “Bem, quero dizer, acho que é o mais próximo que vou ter de um Grande Prémio em casa durante algum tempo. Para mim é sempre importante ter um fim de semana forte em casa, por isso, obviamente, com este fim de semana a ser um GP em casa para a Red Bull e a KTM, é uma sensação fantástica ganhar aqui. Já o fiz em GP uma vez e em Moto2 antes e sim, gostei muito e não há melhor sítio para conseguir o resultado certo. Por isso, sim, vou entrar no fim de semana com muita confiança. Sinto que a minha moto tem estado a funcionar excecionalmente bem ultimamente, a minha equipa tem feito um trabalho incrível e, sim, estou pronto para dar o máximo e ver como corre o fim de semana.”

Poderá este ser o teu fim de semana para conseguires a vitória de domingo?
“Sim, já está na altura de ganhar mais uma. Foi fixe ganhar dois Sprints, mas sim, já há algum tempo que não ganho ao domingo. Sinto que este ano estivemos muitas vezes a lutar pelo pódio, mesmo que eu tenha cometido pequenos erros, muitos deles, e deitado alguns fora. Acho que só precisamos de juntar algumas pequenas coisas. Não estamos longe, mas sim, com esses pequenos ajustes, acho que no dia certo podemos definitivamente ter uma hipótese de dar uma boa volta.”

Sobre a evolução da KTM:
“Sim, estou extremamente orgulhoso por ter corrido durante quase 10 anos para um fabricante tão incrível. Ver o esforço que colocaram neste projeto de MotoGP e as mudanças que estão a fazer, e a dimensão que tudo isto adquiriu ao longo dos anos é incrível. Fazer parte de toda esta história tem sido fantástico. É fantástico de ver, dá-me muita motivação extra para tentar fazer o trabalho bem feito. Acho que, com todo o esforço enorme que fizeram, merecem mesmo bons resultados. Falta-nos uma vitória, por isso é melhor que o façamos o mais rapidamente possível.”

Aleix Espargaro (Aprilia Racing): “Sabemos que temos um desafio importante pela frente este fim de semana porque esta pista é bastante difícil, não só para a Aprilia mas para o meu estilo de pilotagem. Vou dar o meu melhor para tentar manter o ritmo, como referiu, não só pela vitória em Silverstone, mas também pelo pódio e pela consistência nas últimas rondas. É importante ver como melhorámos em relação à época passada numa pista difícil.”

Porque é que achaste difícil aqui?
“A Aprilia e o meu estilo de pilotagem, eu praticamente criei esta moto. O que a Aprilia quer é andar no ápice, ser rápida a meio da curva e em curvas longas, em pistas como o Qatar, Argentina e Silverstone, mas o pára-arranca é difícil para nós. Estamos a lutar um pouco para parar a moto e também estamos à procura de melhor tração e mais binário. É um bom sítio para ver o quanto melhorámos a moto de 2023. Como vimos na América, fomos muito mais competitivos do que no passado, por isso estou muito otimista.”

Peças novas?
“Sim, em Silverstone trouxeram-me algumas peças novas em termos de aeródinamica  e sistema de refrigeração na carenagem, foi muito bom, a moto anda um pouco melhor e  mais ágil.

- Pub -

Deixe o seu comentário