foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
São 8 os pilotos representando 10 países, Portugal incluído que vão participar no campeonato das motas do futuro o FIM Enel MotoE™ World Cup entre os quais e pela primeira vez temos um representante luso nesta classe André Pires (Avintia Esponsorama Racing ) de Vila Pouca de Aguiar, piloto de topo do Campeonato Nacional de Velocidade e com experiência internacional em provas como o Grande Prémio de Macau e a famosa Ilha de Man. Correrá com o #14 e tentará bater o vencedor de 2020 Jordi Torres (Pons Racing 40).
A lista de pilotos inscritos conta também vencedor de 2019 e vice-campeão de 2020, Matteo Ferrari (Trentino Gresini MotoE), está de volta, assim como o terceiro classificado Dominique Aegerter geral (Dynavolt Intact GP).
Neste campeonato que começa a ganhar cada vez mais projeção existem algumas transferências interessantes como a do Brasileiro Eric Granado vencedor de várias corridas o ano passado, mas também com algumas quedas que lhe impediram lutar pelo titulo, que muda para One Energy Racing enquanto Alessandro Zaccone se transfere para a Octo Pramac MotoE.
Quem por outro lado se mantém na mesma equipa Mattia Casadei (Ongetta SIC58 Squadra Corse), Lukas Tulovic (Tech3 E-Racing), Maria Herrera (Openbank Aspar Team) e o colega de André Pires Xavier Cardelus (Avintia Esponsorama Racing).
O popular Colombiano Yonny Hernandez junta-se à Octo Pramac MotoE e o japonês Hikari Okubo com grande experiência no WorldSSP vai representar a Avant Ajo MotoE. Miquel Pons e Kevin Zannoni juntam-se à LCR E-Team, enquanto Fermin Aldeguer será o companheiro da representante feminina no Mundial a espanhola Maria Herrera na Openbank Aspar, Andrea Mantovani e o conquistador de inúmeras corridas e pódios Mateo Ferrari formam a dupla de pilotos da Gresini MotoE, o francês Corentin Perolari será o outro rookie, como Português fará equipa com Lukas Tulovic na Tech3 E-Team , para completar a lista de pilotos falta apenas confirmar o nome que será o colega do campeão Torres na Pons Racing 40.
Todas as motas serão Energica Ego Corsa, variando as cores dos patrocinadores e as afinações de cada piloto o que fazem destas corridas lutas intensas do início ao fim sempre com quase todos os pilotos da grelha.
A primeira prova do campeonato terá lugar no fim de semana de 2-4 Março no circuito de Jerez – Angel Nieto, onde se realizarão as três primeiras corridas, infelizmente à porta fechada, devido à pandemia Covid-19, pelo que ainda não poderemos ouvir o som destes jatos terrestres ao vivo.
FIM Enel MotoE™ World Cup Calendar