A chuva parecia estar a desaparecer depois da da corrida de Moto2 ™, mas uma breve enxurrada torrencial de água abateu-se sobre Sachsenring pouco antes da partida, com os pilotos a sairem das boxes pois pareciam não acreditar no que viam e, assim a corrida foi declarada molhada, isto é, flag to flag, poderiam trocar de mota ao longo da corrida a exemplo do acontecido no GP da Holanda, em que Jack Miller obteve uma saborosa vitória.
Quando foi dado inicio à corrida quase não havia sinais de chuva, o que constituía mais uma dor de cabeça para a escolha de pneus .
Andrea Dovizioso (Ducat Team) e Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) fizeram um bom arranque e surgiram como os dois favoritos à vitória, com Dovizioso a conseguir uma vantagem de quase dois segundos. Entretanto a pista começou a secar, e os pilotos a planear a mudança de mota calçada com pneus de piso seco ou intermédio. Andrea Iannone (Ducati Team) foi o primeiro piloto a entrar nas boxes à volta 12 e optou pelos pneus intermédios. Ao longo das voltas seguintes a maioria dos pilotos seguiu o seu exemplo, escolhendo uns pneus para piso seco arriscando pois a pista ainda se encontrava bastante molhada e outros piso intermédio.
Marc Marquez (Repsol Honda Team) sem ritmo para acompanhar os da frentee e depois de uma incursão pela terra na curva 8, onde a sorte e a sua habilidade o acompanharam, resolveu entrar nas boxes na 17 volta e trocou para slicks. Um golpe de mestre, pois os seus tempos por volta foram imediatamente quatro segundos mais rápido que os lideres da corrida com pneus de chuva.
A seis voltas do final, assumiu a liderança e averbou a sétima vitória consecutiva em Sachsenring. Com uma vantagem no campeonato de 48 pontos para um frustado Jorge Lorenzo que obteve o 15 lugar e de 59 sobre Valentino Rossi.
O piloto da casa Stefan Bradl (Aprilia Racing Team Gresini) foi obrigado a faltar à corrida, depois da queda no Warm Up.