- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

A Aprilia faz um duplo pódio com o “Capitão” a tornar-se no sexto vencedor diferente do Sprint, com Bagnaia a ser forçado a defender-se contra Viñales.

O herói local Aleix Espargaro (Aprilia Racing) selou a vitória no Gran Premi Monster Energy de Catalunya Tissot Sprint com uma corrida de fogo na frente, tornando-se o sexto vencedor diferente de sábado da temporada até agora. O “Capitão” levou a melhor sobre Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), uma vez que o líder do Campeonato do Mundo não teve resposta para a Aprilia voadora que tinha pela frente, sendo forçado a defender-se de Maverick Viñales (Aprilia Racing). A Ducati número um era a carne na sanduíche da Aprilia, mas aguentou-se para negar à Aprilia o 1-2 enquanto Viñales procurava uma passagem na última volta.

As tensões estavam ao rubro quando a grelha partiu para a sua volta de aquecimento, com manchas de chuva a começarem a ameaçar o GP da Catalunha Tissot Sprint. As motas molhadas estavam a ser preparadas, mas tinha chegado o momento de apagar as luzes e não havia volta a dar. O tempo, felizmente, manteve-se firme.

Quando as luzes se apagaram, Bagnaia e Jorge Martin (Prima Pramac Racing) começaram a largar bem, e Bagnaia defendeu a liderança da pole, com as duas Aprilias a lutarem contra a máquina Pramac que estava a arrancar rapidamente. Viñales passou quase de imediato para segundo, à frente de Martin, e Bagnaia, Viñales, Espargaro foi a ordem quando cruzaram a linha de meta pela primeira vez. No entanto, Espargaro tomou o lugar do seu companheiro de equipa na Curva 1, com o Capitão a iniciar o seu ataque.

Bagnaia continuou, com a chuva a não afetar as condições da pista. Mas a Aprilia número 41 ficou logo presa e a dupla começou a afastar-se do resto do pelotão.

Viñales foi inicialmente deixado a defender o 3º posto, com Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) e Miguel Oliveira (CryptoDATA RNF MotoGP™ Team) a irem atrás do espanhol.

A seis voltas do fim, o jogo começou em Barcelona com Aleix Espargaro a atacar a liderança. E ele tomou-a, imediatamente colocando o martelo para baixo numa tentativa de se separar da Ducati. Bagnaia não teve resposta, com a Aprilia a ganhar meio segundo numa volta, fazendo um Bagnaia – de tarde – sobre Bagnaia.

Espargaro provou ser intocável na frente e conquistou a vitória no Sprint por pouco menos de dois segundos, imprimindo um ritmo que nem mesmo o atual Campeão do Mundo conseguiu igualar. Ele tinha as mãos ocupadas noutros lugares.

Viñales estava a apanhar o líder do Campeonato à medida que as voltas iam passando, e trazia Binder com ele. Bagnaia caiu nas garras de Viñales quando faltavam duas voltas para o final, e a disputa pelo 2º lugar passou a ser entre Ducati e Aprillia.

Quando a última volta chegou, Viñales estava a cavalgar ao lado de Bagnaia enquanto procurava desesperadamente uma passagem. No entanto, Bagnaia teve um desempenho defensivo incrível e foi simplesmente demasiado forte nos travões para dar uma oportunidade à Aprilia. Ele considerou-a na última curva, mas nada feito.

Binder fez tudo o que podia para se manter na luta, mas ficou a oito décimos dos três primeiros quando a bandeira axadrezada caiu.

Outras Batalhas
Um pouco mais atrás, Martin conseguiu a P5 depois de um Sprint agitado. O espanhol ultrapassou Oliveira depois de ter caído no pelotão logo no início, na sequência de uma saída de pista na Curva 2. Oliveira ficou em sexto e vai tentar mais no domingo.

Johann Zarco (Prima Pramac Racing), por seu turno, ficou a quase dois segundos de Oliveira, em sétimo, mas conseguiu-o mais tarde, quando fez uma ultrapassagem a Marco Bezzecchi, piloto da Mooney VR46, na última curva.

Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) conquistou o último ponto do Sprint em P9, com o italiano a dar mais alguns passos em direção ao seu melhor momento.

Num momento inicial, Marc Marquez (Repsol Honda Team), Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP™) e Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) juntaram-se numa manobra de mistura a meio do pelotão na Curva 1, com MM93 a ganhar e a dupla a ser afastada. Alex Marquez regressou à P10, mesmo à frente de Marc.

Prepare-se para a corrida de MotoGP™ às 13:00 horas locais (GMT), com mais história em jogo. A Aprilia nunca teve duas motos no pódio de um Grande Prémio da categoria rainha… conseguirão alcançar o feito no Domingo? Poderá Aleix fazer a dobradinha, ou Viñales conseguir a terceira vitória numa terceira máquina de MotoGP™ diferente? Ou será que Bagnaia não permitirá?

- Pub -

Deixe o seu comentário