- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Pecco está de volta ao topo! Outro corrida clássica entre Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) vs Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™), com o  piloto da Ducati a dominar a maior parte da corrida.

Aleix Espargaró (Aprilia Racing) ficou em terceiro lugar fazendo o quarto pódio consecutivo, comprovando a evolução da Aprilia, tornando-se apenas no terceiro piloto da grelha de partida, juntando-se a Marc Marquez (Repsol Honda Team) e a Andrea Dovizioso (WithU Yamaha RNF MotoGP™), a conquistar quatro ou mais pódios consecutivos na categoria rainha.

A Ducati varreu os cinco primeiros lugares da qualificação, mas, não foi  Bagnaia a ocupar a pole-position, foi o rookie Fabio Di Giannantonio (Gresini Racing MotoGP™) que largou da pole, com o também rookie Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing) em segundo e companheiro de equipe meio irmão de Valentino Rossi  Luca Marini (Mooney VR46 Racing) ao lado. Di Giannantonio partiu bem, sendo o primeiro em San Donato apesar do ataque da dupla VR46.

Bezzecchi ultrapassou Di Giannantonio na Scarperia/Palagio, antes de Quartararo chegar  ao quarto lugar de Aleix Espargaró na volta 2, depois do piloto da Aprilia ter saído um pouco fora na descida da colina na primeira volta. Quartararo aproveitou e passou para terceiro e pouco depois por Di Giannantonio em Scarperia/Palagio na volta 2, mas tinha um desafio sério em suas mãos, tentar não deixar escapar as Ducatis, devido à sua velocidade  na reta principal.

Bagnaia surgiu em nono na primeira volta, passou Aleix Espargaró na volta 4 passando a ocupar a P5, à frente, Quartararo passava Marini na mesma volta, passando  ‘El Diablo’ a ocupar o segundo lugar.

 Di Giannantonio começou a diminuir o seu ritmo e Aleix Espargaró regressou aos cinco primeiros, à frente de uma batalha entre os companheiros de equipe VR46 Bezzecchi e Marini. Enea Bastianini (Gresini Racing MotoGP™) e Johann Zarco (Prima Pramac Racing) juntaram-se a este grupo que andou junto durante 13 voltas.

Aleix Espargaró finalmente regressou ao quarto lugar ao passar por dentro de Marini na volta 14. No início da volta 17, Quartararo  ainda tentava encurtar a diferença para o líder da corrida Bagnaia que controlava a vantagem.

Nas ultimas voltas Aleix Espargaró ocupava a P3, lugar em que terminou a corrida a menos de dois segundos dos primeiros, com  Zarco ultrapassar Bezzechi na última volta para conquistar o quarto lugar. Marini foi o melhor piloto das motos VR46 em quinto e sexto, com Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) a provar mais uma vez que as corridas são ao domingo recuperando da P16 em que partiu da grelha para terminar na P7 a poucas décimas das motas VR46.

Completando o top 10 estavam Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu), Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) a fazer como o seu colega da KTM uma grande recuperação e Marc Marquez (Repsol Honda Team) na sua última corrida antes da cirurgia a a que vai ser submetido ao braço direito.

Foi necessária uma vistoria ao vídeo para decidir a 11ª posição, a favor de Di Giannantonio, na luta com Maverick Viñales (Aprilia Racing) pois os tempos de corrida eram inicialmente tempos  idênticos. Jorge Martin (Prima Pramac Racing) terminou na P13, Alex Marquez (LCR Honda Castrol) na  P14 e Jack Miller (Ducati Lenovo Team) na P15 conseguiu o último ponto do Campeonato em disputa.

Quem não terminou a corrida foram, além de Bastianini que caiu depois de um toque com Zarco, foram Pol Espargaró (Repsol Honda Team), que caiu na volta 5, e a dupla da  Joan Mir e Alex Rins (Team Suzuki Ecstar), que caíram separados na volta 8. após o contato com Nakagami, cujo incidente foi analisado mas nenhuma sanção foi tomada.

- Pub -

Deixe o seu comentário