foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Foi uma dura batalha para os 10 primeiros nos treinos de MotoGP™ do Gran Premio Estrella Galicia 0,0 de España, com a luta pela entrada direta na Q2 a ser disputada até ao fim, preparando o terreno para um sábado verdadeiramente fantástico. No final dos treinos, os três primeiros classificados estavam separados por apenas 0,143: o atual Campeão Pecco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), o vencedor do COTA Maverick Viñales (Aprilia Racing) e o oito vezes Campeão do Mundo Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP™).
Para Bagnaia, foi um dia para testar a moto, seguido de um novo e brilhante recorde de volta; para Viñales, uma queda nas primeiras portas antes de um tempo que inicialmente o colocava no topo; e para Marquez, apenas um sector que se interpôs entre ele e a volta mais rápida do dia. Todos os três ficaram abaixo do anterior recorde de volta, e não apenas Bagnaia, o que deixa antever muita ação no super sábado, mesmo antes de todo o elenco de personagens entrar em cena.
Apesar de uma queda na Curva 1 no início da sessão, Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46 Racing) lutou para chegar ao quarto lugar nos últimos 10 minutos do dia, com ele e o colega de equipa Fabio Di Giannantonio a terem uma sexta-feira positiva e ‘Diggia’ também a passar à Q2 em P9.
O líder do Campeonato, Jorge Martin (Prima Pramac Racing), é quinto na sexta-feira, mas tem uma diferença de quatro décimas para o topo que está a tentar ultrapassar na Q2, e tem alguma companhia da qual provavelmente preferia escapar mesmo atrás de si: Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3). O rookies estava fora do top 10 à entrada para a última corrida, mas levou o pedal até ao metal e saltou para sexto no final do dia, depois de ter rodado mais cedo em conjunto com a lenda do MotoGP™ e o wildcard Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory Racing).
Aleix Espargaro (Aprilia Racing) foi sétimo enquanto procura voltar a estar ao mesmo nível de Viñales numa pista que viu o #41 conquistar a pole no ano passado, fazendo com que ambas as Aprilias de fábrica garantissem um lugar na Q2. Segundo no Campeonato, Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) assinou 1:36.480 para P8 – melhorando o seu ritmo da sessão de Treinos Livres da manhã – mas vai querer mais no Sábado.
Atrás do já mencionado Diggia, Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP™) é o último piloto a passar diretamente. Isso significa que há algumas caras rápidas e famosas prontas para a batalha numa Q1 repleta de estrelas.
Uma das mais famosas é, provavelmente, Pedrosa, que foi P14 no final da corrida. E o mais desesperado por passar é provavelmente o colega de equipa Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing), que terminou em P11 depois de uma queda perto do final da PR quando estava a definir os sectores vermelhos. Salvo qualquer azar ou problema, o sul-africano parece ser uma aposta segura para passar da Q1. O seu companheiro de equipa Jack Miller parece querer fazer o mesmo, terminando a sexta-feira em P13, e Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing) quer estragar a festa a todos eles. O italiano, que falhou a pré-temporada devido a lesão, está realmente a ganhar ritmo e teve uma sexta-feira convincente em Jerez, nos lugares cimeiros da tabela de tempos até ser empurrado para P12 no final da decisiva sessão de relações públicas.
O outrora mestre de Jerez Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) também ficou em P20 e vai tentar dar um grande passo no sábado, depois do seu companheiro de equipa Alex Rins ter dado a volta à situação no Dia 1, ficando em P15 e quatro décimos acima.
A próxima vez que o pelotão de MotoGP™ vai estar em pista será às 10:10 locais (UTC +2) para os Treinos Livres antes da batalha começar às 10:50 locais para a qualificação, com a Q1 a prometer um confronto. Depois, as grelhas completas e a pole serão decididas antes de o Tissot Sprint iluminar o deslumbrante Circuito de Jerez-Angel Nieto… por isso, não perca um minuto de um sábado verdadeiramente fantástico, a seguir!
FP2: 10:10 (UTC +2)
Q1: 10:50
Q2: 11.15
Corrida Tissot: 15:00