- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

A história foi feita na América e agora o Gran Premio Estrella Galicia 0,0 de España oferece ao campo a oportunidade de fazer ainda mais. Primeiro, o podcast deu as boas-vindas ao piloto de testes da Red Bull KTM Factory Racing e à lenda do MotoGP™ Dani Pedrosa, com o icónico #26 de volta à grelha este fim de semana como wildcard.

A primeira conferência de imprensa para os pilotos começou então, com o líder do Campeonato Jorge Martin (Prima Pramac Racing) a juntar-se a Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) e ao vencedor de COTA Maverick Viñales (Aprilia Racing), também conhecido como o atual top três do Campeonato.

Depois, o rookies Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3) juntou-se ao atual Campeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) para a segunda conferência de imprensa.

Estás confiante em relação a Jerez?

Jorge Martin (Prima Pramac Racing):“Austin foi difícil para mim, apesar de ter conseguido salvar o fim de semana depois de uma queda na qualificação. Dei o meu melhor para terminar em quarto e penso que conseguimos bons pontos para o Campeonato. De certeza que o GP de Espanha, aqui em Jerez, é sempre especial. Acho que só consegui um pódio em Moto2™ e penso que é um bom objetivo estar no pódio aqui para tentar melhorar os resultados da época passada. Lembro-me que tinha um ritmo muito bom aqui, mas tinha dificuldades em ultrapassar, por isso vou trabalhar nesse lado para tentar ser mais rápido e chegar ao pódio em ambas as corridas.”

Estás satisfeito com o início da época?

Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team): “Penso que posso estar satisfeito com a minha abordagem nestas três primeiras corridas. A equipa tem trabalhado muito bem e chego a este fim de semana com dois pódios consecutivos, o que são bons resultados. Estamos agora em Jerez, que é uma boa pista, mas também muito técnica, por isso vamos ver como corre. Falhei a corrida aqui no ano passado, mas estou pronto, temos uma base muito boa, é muito sólida, e penso que podemos conseguir um bom resultado aqui, por isso vamos ver.”

Sentes que tens um conjunto que te vai permitir lutar pelo Campeonato do Mundo?

Maverick Viñales (Aprilia Racing): “Repetir os mesmos resultados em Jerez é algo com que sonhámos, pois seria fantástico. Mas temos de ser realistas, espertos e inteligentes. Obviamente, nem todos os fins-de-semana serão como o de Austin, mas o objetivo importante é lutar na frente todos os dias, não apenas em cada corrida. Queremos tentar obter o melhor desempenho possível com a nossa moto, especialmente em Jerez, onde é uma pista que os pilotos espanhóis conhecem muito bem e onde todas as fábricas testam muito, por isso é um bom desafio para nós continuarmos a trabalhar e a lutar na frente. Acho que não vi nenhum ponto negativo nesta pista para a nossa mota, por isso temos de ser competitivos e calmos para podermos estar ao nível a que chegámos em Portimão e Austin. Depois disso, há um teste que é importante, por isso vai ser um fim de semana desafiante para todos nós tentarmos obter o melhor resultado e, se for uma vitória, ficarei muito feliz.”

Estás ansioso por correr em Jerez?

Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3): “Vai ser bom correr pela primeira vez em Jerez com todos os fãs, porque é a maior corrida para nós esta época, e é verdade que no ano passado o Brad e o Jack foram rápidos, bem como o Dani quando era um wildcard. É verdade que, por vezes, nos sentimos mais fortes nos momentos em que a moto está a funcionar bem. Temos muitos pontos de interrogação e é verdade que foi um bom fim de semana para nós na América, mas não sabemos como vou correr em Jerez. Também temos de pensar que temos mais um wildcard: Dani Pedrosa, que vai ser mais um rival do que uma ajuda, mas vai ser muito bom correr com ele.

Até que ponto queres acrescentar o teu nome aos livros de história em Jerez?

“Mais uma vez, preciso de começar na sexta-feira com o FP1, porque as sextas-feiras são difíceis para mim para compreender os pneus, a moto e a pista. Por isso, vamos tentar trabalhar da melhor forma possível e manter a calma nos momentos difíceis. Sabemos que vai chegar, mas temos de manter os pés no chão e não pensar em nada.”

Está confiante de que os seus problemas podem ser resolvidos este fim de semana?

Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team): “Antes de mais, estou sempre feliz por correr aqui. É um dos meus fins-de-semana preferidos em termos de público e de clima. Penso que podemos ser competitivos como nos últimos dois anos. Neste momento, estamos a enfrentar alguns problemas que nos estão a atrasar, mas tenho a certeza de que, depois da quantidade de dados e de voltas que fizemos em Austin, podemos dar um passo em frente.”

Esta é uma boa pista para ti?

“É uma das primeiras pistas em que corri em Espanha. Sempre foi uma das pistas de sonho que eu queria ver quando era jovem. Adoro o facto de ter grandes zonas de travagem e curvas rápidas, por isso é uma das minhas preferidas.”

- Pub -

Deixe o seu comentário