foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
O MotoGP™ tem o prazer de confirmar o regresso ao icónico Automotodrom Brno. Reconhecido como um clássico de todos os tempos tanto para os fãs como para os pilotos, o circuito checo vai voltar a receber o desporto mais emocionante do mundo nas próximas cinco épocas, de 2025 a 2029 inclusive.
A cidade de Brno já foi palco de mais de 50 Grandes Prémios desde que recebeu o MotoGP™ pela primeira vez em 1965, estabelecendo-se como um verdadeiro destino para os fãs das duas rodas. Os eventos foram inicialmente realizados num circuito de rua na zona antes de o Automotodrom Brno se estrear no calendário em 1987, passando a acolher o MotoGP™ todos os anos até 2020, com uma pausa de um ano em 1992.
Agora, 2025 inicia um novo capítulo numa longa e ilustre história de corridas em Brno, com o GP da República Checa a regressar ao calendário do MotoGP™ até 2029, inclusive.
Petr Fiala (Primeiro-Ministro da República Checa): “As corridas de motociclismo têm uma tradição no Circuito Brno Masaryk que remonta à década de 1950. O MotoGP é um evento mundial de prestígio que traz dezenas de milhares de visitantes à República Checa, particularmente à Morávia do Sul, muitos dos quais vêm do estrangeiro. Estou muito satisfeito por termos conseguido manter esta tradição e por a corrida de MotoGP regressar a Brno ao fim de cinco anos.”
Jan Šťovíček (Presidente do Autoklub da República Checa): “Sempre confiei que o MotoGP iria regressar a Brno. Durante todos estes anos perguntaram-me muitas vezes por pilotos, responsáveis de equipas, pessoal da Dorna e da FIM o que se passa lá e quando vamos voltar, porque toda a gente adora Brno. Isto foi possível com a mudança de proprietário do circuito, uma vez que o novo proprietário decidiu investir no desenvolvimento desta instalação icónica. Muito obrigado ao Governo Checo e ao Primeiro-Ministro Fiala, à Região da Morávia do Sul e ao Governador Grolich, à Cidade de Brno e à sua Presidente da Câmara, Sra. Vaňková, e ao parceiro do evento, o Grupo Creditas!”
Karel Hubáček (Presidente do Conselho de Administração, Automotodrom Brno): “Estou satisfeito com a conclusão bem sucedida das negociações, que é o resultado da abordagem construtiva de todas as partes envolvidas. Gostaria de agradecer ao Autoclube da República Checa e à Dorna Sports pelo seu apoio genuíno à ideia de trazer o Circuito de Masaryk de volta ao mapa do mais prestigiado campeonato de motociclismo. Ao mesmo tempo, aprecio muito a posição favorável adoptada pelo governo, a região da Morávia do Sul e a cidade de Brno. Neste momento, estamos totalmente concentrados nas próximas fases-chave de preparação para garantir que os fãs terão uma experiência excecional.”
Carmelo Ezpeleta (Diretor Executivo da Dorna Sports, detentora dos direitos do MotoGP™): “Estamos muito satisfeitos por podermos anunciar o nosso regresso a Brno. É um clássico, com um traçado fantástico que foi palco de alguns momentos memoráveis na sua longa história no MotoGP. Estamos muito entusiasmados por voltar e realizar mais, com a corrida de Sprint da Tissot todos os fins-de-semana e ainda mais para os fãs desfrutarem no local para se aproximarem mais do que nunca dos seus heróis. Vimos as encostas aqui cheias de paixão pelo nosso desporto tantas vezes – quando foi o Grande Prémio com mais público do ano em várias ocasiões – e estamos muito felizes por trazer o MotoGP de volta aos nossos fãs na República Checa.”