foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Um espectacular segundo dia de acção no Grande Prémio de Espanha. Enquanto choveu durante a Q2 no final da manhã e a corrida de Sprint da classe MotoGP teve lugar sob um calor abrasador no Circuito de Jerez – Angel Nieto esta tarde. Devido a algumas quedas na primeira volta, a corrida, que estava originalmente prevista para 12 voltas, foi reiniciada com uma duração de 11 voltas.
Depois de se ter qualificado directamente para a Q2 depois dos treinos de ontem, Miguel Oliveira voltou a demonstrar a sua velocidade esta manhã ao ser o melhor nos Treinos Livres. No entanto, a poucos minutos da Qualificação, começou a chover, mas mesmo assim o português saiu para a pista com pneus slicks, adaptando-se às condições mistas e acabando por fazer a sua sétima melhor volta, a apenas 0,138 segundos dos pilotos da frente.
Arrancando para a Sprint Race na frente da terceira linha, Oliveira teve um excelente arranque. Depois do re-start estava em sexto no final da primeira volta e manteve o ritmo, lutando com o companheiro de equipa da Aprilia, Aleix Espargaro, até que o espanhol caiu à sexta volta. Oliveira assumiu a quinta posição a cinco voltas do final e lutou com Dani Pedrosa até à linha da meta para conquistar cinco pontos correspondentes à P5 da Sprint Race.
Miguel Oliveira (#88, CryptoDATA RNF MotoGP™ Team): “Foi uma corrida difícil. Senti que quando a corrida foi reiniciada, não mudámos o pneu e isso pode ter-nos comprometido um pouco a possibilidade de fazer um melhor resultado. Foi muito difícil gerir a frente da mota. Não consegui ter a melhor sensação e a melhor aderência do lado esquerdo da traseira para ser tão competitivo como os outros pilotos à minha frente. Mas temos esta informação para melhorar para amanhã e esperamos também conseguir fazer um melhor arranque e ganhar mais posições.”
Entretanto, Raul Fernandez, a correr no seu circuito caseiro pela primeira vez a bordo de uma moto de uma MotoGP este fim-de-semana, conseguiu melhorar o seu tempo dos treinos de sexta-feira em 0,239 segundos durante a Qualificação desta manhã. Fez 1m37,164s, o que o colocou na P7 da Q1, o que significa que teve de começar a corrida da sexta linha da grelha. No arranque, perdeu duas posições no início da corrida, mas rapidamente recuperou terreno e subiu para P17 no final da terceira volta. O jovem espanhol manteve um ritmo constante ao longo das 11 voltas da corrida Sprint, o que o fez subir ainda mais, acabando por cruzar a linha de chegada em P14.
Raul Fernandez (#25, CryptoDATA RNF MotoGP™ Team): “Antes de mais, como sempre, se a posição na grelha não é boa, não nos permite fazer uma boa corrida. De qualquer forma, senti-me muito bem, estava no grupo do Luca (Marini) e do Fabio (Quartararo) e estava a tentar fazer algumas ultrapassagens, mas com a temperatura do pneu da frente, era impossível. Senti-me muito confortável com a moto, mas vai ser preciso algum tempo para me habituar a este novo formato, a corrida de Sprint foi uma grande loucura, mas foi muito boa.”